A correia é mais um dos tantos componentes do motor de um carro e possui um importante papel em seu funcionamento; saiba mais com a Motor 100!
Dentre os cuidados que se deve ter com o motor do veículo, uma das maiores dúvidas é sobre qual a vida útil da correia do carro. Uma das partes mais importantes para o seu correto funcionamento é, justamente, a correia.
Confeccionada em material emborrachado e flexível, é fixada entre polias e tensores e pode ser vista quando o capô é levantado. Como identificar a necessidade de troca é um tanto difícil. Entretanto, vale ficar atento à quilometragem para a troca ideal.
Para evitar complicações durante a instalação, é recomendável que um especialista execute esse processo. Pensando em ajudá-lo nisso, nós, da Motor 100, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!
QUAL A FUNÇÃO DE UMA CORREIA
Uma correia, chamada de sincronizador, foi projetada para coordenar o movimento das válvulas e pistões para que trabalhem em sincronia. Esse, suavemente, transfere a força para girar as rodas do carro. Outra função importante do detalhe é permitir que as válvulas de escape e admissão se fechem no momento certo para que o veículo possa circular com conforto e segurança.
O maior problema com este componente é que ele não avisa quando vai se romper. Tudo parece estar funcionando normalmente com o motor e, de repente, o carro simplesmente para de funcionar. Uma correia muito gasta não causa mau funcionamento do sistema, não desequilibra o desempenho e não afeta, por exemplo, o consumo de combustível.
Portanto, procure desgaste como ressecamento visível ou borracha esfarelada para determinar o fim da vida útil da correia do carro. E nunca se esqueça da manutenção preventiva, certo?
A DURABILIDADE DE UMA CORREIA
A correia pode durar até 5 anos em condições normais de funcionamento ou de acordo com a quilometragem indicada no manual do proprietário – que costuma ser de até 50.000 quilômetros rodados.
No entanto, vários fatores podem ameaçar sua sobrevivência. A exposição contínua a poeira ou poeira abrasiva, como em áreas de mineração, pode reduzir a vida útil da peça pela metade do tempo esperado.
Os automóveis que efectuam percursos curtos com o motor não totalmente aquecido, ou que circulam em estradas urbanas com paragens frequentes, também estão sujeitos às “condições severas de funcionamento” mencionadas na maioria dos manuais. Portanto, eles também devem substituir a correia dentada com antecedência.
QUANDO DEVE SER FEITA A TROCA DA CORREIA
Em geral, não se esqueça de verificar o manual do proprietário para ver o que diz o fabricante do carro. Ele contém todas as instruções necessárias para alterar o fuso horário.
Se você está apenas procurando uma referência, a troca da correia do motor geralmente é feita após o carro rodar 40.000 quilômetros. Se o carro estiver bem conservado, a troca pode ser estendida para 50.000.
O tempo de substituição também pode ser medido no tempo: cerca de 5 anos para concluir a manutenção. Após essa quilometragem ou período de tempo, mesmo que o carro esteja bem conservado e todas as manutenções possíveis sejam feitas, a correia perde a eficácia e pode quebrar, causando problemas no motor e até em outras partes do carro.
Ao trocar a correia, não se esqueça de pedir a troca do tensor. Este é o componente responsável por manter a tensão em um nível suficiente e não deixar a correia frouxa. Se a correia dentada for substituída sem substituir o novo tensor, a vida útil da nova peça será significativamente reduzida.
RISCOS DO MAU FUNCIONAMENTO DA CORREIA
Você já sentiu um solavanco ao trocar de marcha? Isso é muito prejudicial para o motor do seu veículo, sabia? Este processo está diretamente relacionado com a correia, pois distribui o movimento do motor e sincroniza as árvores de cames e virabrequins.
Esses trancos que o veículo pode dar ao trocar de marcha, ocorrem quando a sincronização entre a aceleração do carro e a pressão do pedal da embreagem não é levada em consideração. Isso ocorre porque você espera muito para acelerar novamente quando a marcha já está engatada.
Tal tremor danifica o carro porque afeta diretamente a correia dentada. Se a velocidade for muito alta e você não freie devagar para baixá-la, a correia esticada (aperta). Portanto, preste atenção às instruções para evitar esses choques: acelere suavemente e não cante o pneu.
Pode estar relacionado ao superaquecimento do motor. Por ser responsável pelo movimento do virabrequim, pode acionar a bomba d’água para resfriar o sistema.
Portanto, se o painel do carro mostrar que a temperatura está subindo, leve-o a uma oficina e verifique a sincronização, além de outras peças diretamente relacionadas ao aquecimento.
Preste atenção a ruídos estranhos, pois podem indicar correia partida. O som mais comum é algo deslizando. A razão é que o componente está com defeito. A única maneira de resolver esse problema é ir a um mecânico para a manutenção ou substituição necessária.
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Equipe Motor 100