A manutenção do seu veículo é algo que precisa ser levado a sério, pois garante o bom funcionamento do conjunto, assim como a sua segurança ao dirigir.
As velas de ignição são parte primordial para o bom funcionamento do motor. São elas as responsáveis pela fagulha em seu interior para iniciar a explosão do ar/combustível, assim empurrando o pistão para baixo e gerando energia para o veículo.
Uma peça tão pequena, mas tão importante precisa ser revisada pelo menos a cada 10 mil quilômetros e trocada, em média, a cada 50 mil quilômetros, podendo variar de acordo com o fabricante.
Como saber se está na hora de trocar as velas?
Sabemos que é a hora de trocar a vela quando o veículo começa a apresentar algumas características como:
- Dificuldade na partida;
- Marcha lenta desajustada;
- Mau desempenho;
- Aumento do consumo de combustível.
Além das características gerais do veículo, ao retirar a vela para uma análise visual, podemos apontar algumas características que mostram o seu desgaste. Essas características são:
- Vela amarelada;
- Vela acinzentada;
- Vela em tons de marrom.
Tais características indicam que a vida útil da vela está chegando ao fim e que precisará ser substituída por uma nova.
Prevenir ou Consertar
Já a escolha entre a prevenção e o conserto é uma questão muito simples. Façamos um comparativo para a sua melhor compreensão:
Um veículo com vela em bom funcionamento garante que o motor irá funcionar com 100% da sua eficiência, aproveitando todo o combustível.
Por sua vez, um veículo com a vela desgastada não conseguirá aproveitar todo o combustível. E isso significa que levará assim a um consumo maior, provocando um grande desperdício.
Vale frisar que esta é uma manutenção acessível e que pode te ajudar a economizar muito no dia-a-dia.
Como saber qual a vela certa para meu carro
Cada veículo tem uma vela específica e para te ajudar, nós, da Motor 100, contamos em nosso site com busca por marca e modelo, para facilitar na hora que você precisar de uma peça de manutenção ou reposição.
Vela de iridium vale a pena?
Há alguns aspectos que precisam ser levantados aqui. Entre eles, está o seu uso do veículo. O irídio é um material muito mais raro, duro e oneroso que os convencionais, usados para produzir vela de ignição.
Porém, estudos comprovaram que suas características auxiliam para uma melhor condução elétrica. Com isso, aumenta a eficiência da explosão dentro da câmara, gerando assim, mais potência que a vela convencional. Levando em consideração a durabilidade da peça, é um investimento que vale a pena!
Gostou das nossas dicas? Conte conosco na prevenção ou resolução dos problemas com o seu veículo! Se desejar, fale agora mesmo com um de nossos especialistas. Basta clicar aqui!
Equipe Motor 100