O vazamento na tampa de válvulas é mais comum do que se imagina. A tampa de válvulas protege a parte superior do cabeçote onde estão localizadas as molas, válvulas, e guias de válvulas. É fixada na cabeça com parafusos e um resguardo, que pode ser de cortiça ou de borracha. Entenda o que deve ser se isso acontecer com você no artigo abaixo. Siga conosco, da Motor 100 e boa leitura!
As válvulas do motor do carro têm um papel muito importante no funcionamento do carro, pois são as principais responsáveis pela entrada e saída de ar do motor.
O motor de combustão interna necessita de duas válvulas do motor para o correto funcionamento do carro: as válvulas de admissão e de escape do motor. Ambos abrem apenas uma vez por ciclo de combustão, estão sob extrema pressão e viajam em alta velocidade.
A função da válvula de admissão do motor é remover a quantidade máxima de ar para dentro do motor. Cada vez que esta válvula é aberta, uma mistura de ar e combustível é criada para dar partida no motor de combustão interna. Lembre-se de que os filtros de ar e combustível devem estar em boas condições de funcionamento, caso contrário, o motor sofrerá aumento de estresse e consumo de combustível. A mistura de ar e combustível é comprimida por um pistão localizado no cilindro do motor, e no topo do mesmo pistão, uma faísca da vela de ignição é acesa, dando partida no motor.
Após a combustão, acumulam-se gases no cilindro do motor, que devem ser removidos, sendo esta a função da válvula de escape do motor. Os gases acumulados no cilindro do motor devem ser removidos antes de abrir novamente a válvula de admissão. Portanto, quando a válvula de admissão fecha, a válvula de escape do motor se abre imediatamente para permitir que os gases escapem e esvaziem o cilindro. Portanto, cada cilindro requer duas válvulas do motor, uma para admissão e outra para escape.
A tampa de válvulas protege a parte superior do cabeçote, onde estão localizadas as molas, válvulas e guias de válvulas. É fixada na cabeça com parafusos e um resguardo, que pode ser de cortiça ou de borracha.
Com o tempo, esta tampa da válvula secará devido à pressão e ao calor, ficará quebradiça e vazará. Este sintoma pode ser verificado visualmente quando o óleo penetra nas laterais do cabeçote, logo abaixo da tampa da válvula.
O cheiro de óleo queimado é um sintoma de possível problema envolvendo a tampa de válvulas. Não é necessário nem abrir o capô para notar. Se sentir cheiro de óleo queimado depois que o carro esquentar, isso é sinal. O excesso de óleo que flui pelas laterais da cabeça do cilindro inevitavelmente terminará no alojamento da vela de ignição ou também fluirá para o coletor de escape.
Outro sintoma é a tampa da válvula suja ou vazando. Verifique sempre o estado geral da tampa da válvula ao trocar o óleo. Se estiver muito sujo, saturado de fuligem, é sinal de vazamento. O óleo que vaza pela vedação retém poeira e detritos na tampa, escurecendo-a.
O nível de óleo pode ser incluído na lista de sintomas. Nem sempre baixa devido a problemas com pneus e vedações de válvulas. O vazamento da tampa da válvula é um dos problemas mais comuns e pode ser diagnosticado com base nos problemas mencionados acima.
Vale complementar que o funcionamento irregular não fica de fora. Além do cheiro de queimado, o óleo que entra em contato com as velas devido ao vazamento da tampa de válvulas provoca a carbonização das velas, pois durante a ignição, quando a vela está saturada de óleo, lodo se forma ao seu redor a ponta do eletrodo impedindo o combustível corretamente.
Agora, o que deve ser feito caso o vazamento na tampa de válvulas venha a acontecer?
- Primeiro, remova a tampa da válvula do assento, vire a tampa e faça uma inspeção visual.
- Procure por rachaduras ou distorção por calor nas tampas plásticas. Se rachaduras ou peças quebradas forem encontradas durante a inspeção, elas devem ser substituídas.
- Verifique visualmente o cabeçote também. Verifique a superfície do cabeçote onde a junta do cabeçote está localizada quanto a arranhões profundos que possam causar vazamentos.
- Limpe bem a tampa. Preste atenção ao canal onde o protetor é colocado, sempre limpe o canal completamente.
- Higienize a superfície do cabeçote com pano e espátula, não use areia, limpe o pano envolto com espátula.
- Sempre substitua as vedações internas que protegem as velas contra sujeira.
- Se a proteção já estiver fixada na tampa, coloque a guarnição no motor e preste atenção na instalação.
- Ao apertar os parafusos, comece com os parafusos do centro da tampa até as extremidades.
Como evitar vazamento na tampa da válvula?
Manutenção preventiva. Hoje e sempre! Você já sabe que deve seguir o manual do seu veículo, devendo sempre conversar com um mecânico de confiança e ficar atento a quais sinais seu carro está dando.
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Equipe Motor 100