A pastilha de freio é fundamental para o funcionamento do seu veículo e a segurança de todos os passageiros e motoristas. Descubra quando trocá-la!
O sistema de frenagem do automóvel é fundamental não só para o seu bom funcionamento, mas principalmente para a segurança de todos os passageiros e condutores do veículo. Como um conjunto de diversos componentes, o freio ajuda a reduzir a velocidade e evitar acidentes, tais como colisão entre dois automóveis.
Além do óleo de freio, que é fundamental para o funcionamento desse sistema, uma peça extremamente importante para o bom funcionamento do sistema de frenagem é a pastilha de freio.
Tendo a função de auxiliar na redução de velocidade do veículo, ela funciona como um componente abrasivo de todo o sistema de freio a disco. Com isso, sua função acontece no momento em que há um atrito gerado entre ela e o disco metálico, mas o que acontece se não houver um bom funcionamento desta peça e qual o momento ideal para trocá-la?
O que pode acontecer caso as pastilhas de freio não estejam em bom funcionamento?
Como citado anteriormente, as pastilhas de freio ajudam na redução da velocidade, que acontece assim que elas geram atrito com o disco metálico. Sendo assim, caso elas não estejam em bom funcionamento, a mecânica de frenagem do automóvel fica bastante prejudicada e isso pode acabar gerando acidentes.
Por esse motivo, é essencial entender quais são os principais sinais de desgaste destes componentes e qual o momento ideal para realizar a troca das pastilhas de freio?
Principais sinais de desgastes na pastilha de freio
O primeiro sinal de desgaste de uma pastilha de freio que você pode analisar é o barulho. Quando ela está com algum problema, muitas vezes o sistema de frenagem fica com um ruído metálico constante quando é ativado. Além disso, também é importante entender que, caso ela atinja uma espessura mínima de 2mm, acaba perdendo um pouco o desempenho.
Outro ponto fundamental a salientar sobre essa peça é que a perda de eficiência dos freios e um desconforto ao pisar no pedal, também pode significar que está bastante desgastada, além da quilometragem máxima atingida.
Todo componente do automóvel possui uma vida útil e com as pastilhas de freio, isso não é diferente. Em muitos casos, é capaz que elas não apresentem sinais de desgastes, no entanto, ainda precisam ser trocadas. Isso acontece pela quilometragem máxima atingida.
O recomendado é que ela seja feita a cada 20 mil km rodados, contudo,é importante estar atento no tempo exigido pelo manual do automóvel. Caso haja algum desses problemas citados acima, é essencial realizar a troca das pastilhas de freio.
Além disso, para manter o bom funcionamento dos componentes e do sistema, é importante realizar a revisão e a manutenção preventiva do seu automóvel regularmente, após 10 mil km.
Equipe Motor 100