É comum que, ao realizar uma manutenção no carro, como a troca de óleo por exemplo, algumas dúvidas surjam, e uma delas é sobre qual melhor óleo utilizar para essa lubrificação.
Assim, é importante já informarmos que há diferença entre óleo sintético e mineral, eque um determinado tipo de óleo pode ser eficiente para um tipo de automóvel, enquanto o outro não.
Mesmo que você não seja mecânico ou não tenha nenhuma experiência com esse assunto, entender um pouco mais sobre lubrificação pode garantir uma vida útil maior às peças do seu veículo, bem como, minimizar gastos com problemas de manutenção corretiva.
Ficou curioso para saber a diferença entre óleo sintético e mineral? Então continue lendo e fique por dentro desse assunto; confira!
Óleo sintético
O óleo sintético tem sido mais utilizado com o passar dos anos, ele é uma versão aprimorada dos lubrificantes minerais e semissintéticos.
Isso quer dizer que esse tipo de óleo passa por mais manipulação para que sua eficiência seja superior.
É importante lembrar que, em veículos que enfrentam condições mais severas e que são utilizados com maior frequência, os óleos sintéticos garantem mais qualidade na lubrificação do veículo.
Além disso, também há outras vantagens em optar pelo lubrificante sintético; veja algumas abaixo:
- A maior durabilidade do mercado;
- Mais eficiente para carros modernos;
- Garante uma eficaz economia de combustível;
- Melhor custo-benefício;
- Evita borrar.
Óleo mineral
O óleo mineral é bastante utilizado, assim como o sintético. É comum que muitas pessoas acreditem que ele pode ser superior ao sintético exatamente por ser mineral, ou seja, elaborado através de métodos mais naturais.
Assim, o óleo sintético é produzido através de combinações entre vários aditivos e de outros óleos básicos que são vindos do petróleo. Contudo, por não ser um tipo de óleo tão elaborado, como o sintético é, ele tem em sua composição mais impurezas.
Com isso, podemos afirmar que o óleo mineral é um dos mais utilizados do mercado até hoje. Isso porque o seu surgimento aconteceu há mais tempo do que o sintético, ou seja: desde o aparecimento dos primeiros motores de veículos.
Mas quais seriam as principais vantagens desse tipo de óleo? O preço é um dos benefícios, seu valor de mercado é menor quando comparado ao óleo sintético.
Outra vantagem é que essa versão de lubrificante atende melhor às necessidades que os carros mais antigos têm.
Contudo, o óleo mineral dura bem menos que o óleo sintético e necessita de trocas regulares.
Afinal, qual dos dois é o mais eficiente?
A diferença entre óleo sintético e mineral é bastante clara: o óleo sintético é mais aprimorado e garante melhor eficácia na lubrificação do automóvel.
Contudo, em carros mais antigos, optar pelo óleo mineral pode ser mais vantajoso.
A recomendação é seguir o que está no manual da fabricante do veículo, com esse pequeno ajuste não haverá problemas.
As montadoras realizam diversos testes para indicar o melhor lubrificante para determinado tipo de motor, portanto, siga as instruções da fabricante!
Se você curtiu esse conteúdo explicativo sobre a diferença entre óleo sintético e mineral, também não vai querer perder as outras informações e novidades que separamos para você, portanto, não deixe de conferir e siga a Motor 100 nas redes sociais!
Equipe Motor 100