Ao comprar um veículo, é comum que fiquemos entusiasmados e com isso, mais despreocupados. No entanto, realizar a manutenção de todo o automóvel é imprescindível não apenas para a segurança das pessoas que andam no veículo, mas também para quem está do lado de fora.
Mais que isso, a manutenção preventiva, como por exemplo, a manutenção do freio a tambor, evita desgastes e corrige até mesmo pequenas falhas do carro que são percebidas ao pisar no freio.
Ficou curioso sobre o assunto? Então continue com a leitura e fique por dentro da melhor forma de realizar a manutenção do seu freio a tambor; confira!
O que é o freio a tambor?
O freio a tambor é a peça fundamental para a qualidade da frenagem do veículo. Ele é usado desde 1950 até os dias de hoje, principalmente na parte traseira do veículo. Enquanto a dianteira são utilizados atualmente os freios a disco.
Portanto, realizar a manutenção do freio a tambor é recomendada sempre que se atinge em média 10 mil quilômetros rodados, ou, a cada seis meses.
Outro detalhe importante é que o freio a tambor deve ser usado de maneira moderada, de modo que quando usado com grande frequência ou de maneira brusca, pode ter sua eficiência comprometida por ser um componente com mais peças em sua composição.
Para fins de exemplificação, os freios a tambor são compostos por sapatas, pistões e molas de retorno. Quando acontece o desgaste ou mesmo algum problema com qualquer peça das que mencionamos, apenas um especialista pode resolver o problema.
Manutenção eficiente evita problemas e riscos ao dirigir
A manutenção do freio a tambor como já dissemos, é essencial para a segurança do veículo. Não menos que isso.
O funcionamento é complexo e inicia-se ainda ao pisar o pedal. Quando o motorista pisa no freio, uma pressão é enviada através do fluido de freio até o cilindro que contém os pistões.
Depois disso, são os pistões que fazem o trabalho empurrando as sapatas em uma direção contrária a da superfície de dentro do tambor.
Ela então gira em conjunto com as rodas do carro e ao manter o atrito com a lona que são presas às sapatas, a velocidade de rotação do tambor minimiza-se.
É aí que ocorre a frenagem do carro, através de uma transformação de energia cinética em calor.
Importante: assim como dissemos que a manutenção do freio a tambor ocorre em até 10 mil quilômetros ou a cada seis meses, é também importante dizer que nesta manutenção, se deverá corrigir e analisar TODAS as peças que compõem esse sistema.
Diferente da manutenção mais frequente, a da troca de lonas. Essa sim, deve ocorrer sempre que os itens chegarem a 1 milímetro dos rebites. No entanto, quando as lonas são coladas, esse tamanho pode aumentar para 1,5 milímetros.
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Equipe Motor 100