Como já mencionamos outras vezes em nossos conteúdos, manter a revisão do veículo em dia é imprescindível para a segurança de motorista e passageiros.
Mas não só eles, o próprio veículo tem vantagens quando a revisão é feita de maneira adequada, pois sua durabilidade e a qualidade do desempenho melhoram substancialmente.
Uma das peças que mais merecem atenção no momento da revisão são as velas de ignição, elas são as responsáveis pela centelha elétrica que faz com que os motores que funcionam a combustão consigam dar partida. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue com a leitura e fique por dentro.
O que é e para que serve uma vela de ignição?
As velas de ignição são importantes para que um motor consiga dar partida, elas podem durar entre 30 e 100 mil quilômetros percorridos, logo, após o período recomendado é necessário que haja a troca da peça para evitar comprometer o desempenho do veículo.
No entanto, quando o motorista consegue constatar problemas na partida do carro, como a perda de potência, motor morrendo antes mesmo da quilometragem máxima definida como o período de durabilidade da vela, é imprescindível uma revisão para verificar se o problema parte da vela de ignição.
Como saber o modelo ideal para o seu carro
O mercado atualmente oferece uma variada opção de velas de ignição. Com preços e diferentes materiais, elas também se diferenciam na durabilidade e no potencial, consequentemente.
Escolher velas de ignição pode não ser um trabalho difícil, pois, em geral, o que se recomenda é que se utilize a vela indicada pelo fabricante.
Assim, mesmo que uma opção possa parecer mais vantajosa, pode acabar não tendo efeito nenhum, exceto pela maior durabilidade, mas nada que interfira no desempenho do veículo.
É comum que se encontre no mercado velas de ignição com os seguintes materiais:
Cobre: por ser um produto mais flexível, ele pode ser utilizado em motores de carros mais populares até a motorização de carros mais trabalhados como os tunados, por exemplo. Essa opção é a que tem o valor mais acessível dentre todas as opções que vamos falar neste artigo.
Prata: as velas de ignição de prata são mais resistentes que as de cobre, elas podem ser classificadas como uma opção intermediária. São velas que podem ser utilizadas na maioria dos carros e tem sido a mais usada nos últimos anos.
Irídio: não se assuste com o nome difícil, o irídio é um material nobre e conduz melhor a eletricidade que as outras versões. Além disso, as velas desse material têm um tempo de durabilidade muito maior e são extremamente resistentes.
Veja algumas opções de velas de ignição disponíveis em nossa loja:
Vela NGK – uma das mais reconhecidas no mercado
Vela Delphi (3 eletrodos) – indicada para gol, santana, saveiro, polo, van e outros veículos.
Vela Delphi BKR6EGP PLATINA – indicada para strada, siena, palio, etc.
Curtiu esse conteúdo? Então confira muito mais através das nossas redes sociais seguindo a Motor 100 no instagram!
Equipe Motor 100