Um carro é composto por diversas peças que juntas fazem com que ele funcione regularmente.
Ao decorrer dos anos é comum que algumas precisem ser trocadas, na maior parte das vezes, a troca é realizada durante a revisão preventiva, de acordo com a quilometragem máxima indicada pelo fabricante.
Velas, pneus e filtros são as peças mais comuns de serem trocadas, por isso, é imprescindível que você esteja atento ao funcionamento e a revisão delas para evitar desgaste do carro e até mesmo riscos durante seus passeios.
Sabendo da importância desse assunto, nós da Motor 100 trouxemos neste artigo alguns dos tipos de filtros automotivos, existem vários e nós vamos mostrar para você o que eles têm de diferente; confira!
Os filtros automotivos e suas principais funções
Os filtros automotivos são, de maneira bem geral, feitos para resguardar o motor. No entanto, devido aos inúmeros tipos de filtros, eles têm funções distintas e cada um acaba funcionando para um determinado tipo de sistema do veículo
Existem basicamente cinco opções de filtros automotivos: filtro de óleo, filtro de ar do motor, filtro de combustível, filtro de cabine também conhecidos como filtro de ar condicionado. Quer saber um pouco mais sobre cada um deles? Então veja o próximo tópico!
Tipos de filtros automotivos
1. Filtro de ar
Os filtros de ar funcionam para filtrar as sujeiras eliminando-as do motor. Mas deve-se ter atenção ao limite permitido para que se evite a saturação do filtro. Quando ele fica em estado de saturação acaba consumindo mais combustível e gerando prejuízos ao motorista.
Não bastasse o prejuízo do consumo excessivo, quando o filtro está saturado também ocorre uma liberação muito maior de gases na atmosfera, poluindo mais ainda o meio ambiente.
2. Filtro de óleo
O filtro de óleo atua em duas partes: na interna e na externa do veículo. Mas como assim? É que ele funciona como limpador de impurezas ocasionadas pela fricção das peças e da combustão.
É preciso estar atento ao funcionamento desses filtros, quando não estão em sua melhor condição, ele acaba gerando um desgaste maior em peças como pistões, cilindros, anéis e válvulas. Assim, a vida útil destas acaba diminuindo e gerando mais gastos que poderiam ter sido evitados apenas com a verificação adequada do filtro de óleo.
3. Filtro de cabine
Você com certeza conhece esse filtro. Pode ser mais fácil identificá-lo como “filtro do ar condicionado”. Ele tem a função de filtrar todo o ar que entra no veículo bem como retirar os maus odores vindos do acúmulo de sujeira.
Sem prazo de validade, o filtro de cabine deve ser verificado periodicamente. Sua troca é baseada na utilização do mesmo, quanto mais se usar, mais rápida a frequência de trocas.
4. Filtro de combustível
Imprescindível para o funcionamento adequado do veículo, o filtro de combustível fica posicionado entre o motor e o tanque. Ele serve para inibir a entrada de sujeira no bico injetor e da bomba de combustível.
O prazo para troca em geral é entre 10 a 15 mil quilômetros rodados. Portanto, fique atento aos prazos e se precisar adquirir alguns desses filtros acesse nossa loja e tenha acesso aos melhores produtos e peças automotivas do mercado!
Equipe Motor 100