É certo que um veículo conta com vários sistemas integrados e, dentre esses sistemas, encontra-se o sistema de suspensão.
Um sistema de suspensão conta, fundamentalmente, com molas e amortecedores, e está diretamente ligado ao conforto dos passageiros e ao bom funcionamento do veículo como um todo.
É sabido também que um veículo pode apresentar alguns problemas — e, um desses problemas, no sistema de suspensão, demandando a troca de amortecedor. Um amortecedor evita que o carro oscile por muito tempo ao, por exemplo, passar por uma lombada.
A principal função de um amortecedor é manter a estabilidade do veículo, assim como absorver movimentos bruscos das rodas. Assim, os passageiros não sentem esses impactos, afinal, os amortecedores garantem que o veículo balance apenas uma vez.
Agora, embora muito resistente, um amortecedor deve ser trocado com relativa periodicidade. Continue com a Motor 100 para saber mais!
Fatores que influenciam na substituição do amortecedor
O estilo de condução e a superfície da estrada em que o veículo circula são fatores que influenciam muito a frequência com que o amortecedor deve ser trocado. Por exemplo, dirigir em estradas irregulares e com muitos buracos pode desgastar mais os componentes da suspensão.
Ruídos metálicos, explosões crepitantes, vazamentos de óleo de choque e batidas fortes são alguns dos sinais de que algo está errado. Portanto, a substituição dos componentes da suspensão é a única alternativa para corrigir essas falhas do sistema.
Por que realizar a troca do amortecedor
Quando o amortecedor não exerce pressão suficiente sobre os pneus, eles reduzem, automaticamente, a aderência entre eles e o solo. Isso resulta em maior distância de frenagem, afetando a estabilidade do veículo. Esses fatores podem fazer com que o veículo perca o controle. Em casos mais extremos, capotar em curvas fechadas.
É de suma importância conhecer os sinais de desgaste, vida útil da mola, limites de quilometragem e fazer a verificação periódica do seu veículo. Para fazer isso, você pode evitar dirigir em estradas esburacadas, dirigir devagar e evitar buracos profundos. Cargas excessivas sobrecarregam os amortecedores e aumentam seu desgaste.
Quando fazer a substituição do amortecedor
O momento mais adequado para realizar a substituição do amortecedor é calculado conforme a distância percorrida. É comum o acordo de que essa distância esteja por cerca de 40 mil quilômetros.
Os proprietários de veículos devem estar sempre atentos aos sinais. A manutenção do amortecedor pode precisar ser realizada com antecedência devido ao desgaste da condução, ao tipo de estrada que o veículo percorre, dentre outros.
Portanto, se você mora e usa seu veículo apenas em estradas pavimentadas e sem buracos, provavelmente só precisará de manutenção preventiva após o período mencionado.
A importância das revisões periódicas do amortecedor
A revisão periódica de um veículo é essencial para detectar falhas no amortecedor e prevenir anormalidades. Um profissional devidamente capacitado conseguirá realizar o devido diagnóstico de problemas e vai propor soluções sob medida para cada tipo de defeito. Por isso, leve o seu veículo até uma oficina de confiança e certifique-se de que você e seus passageiros não corram riscos devido a problemas com o amortecedor.
Agora, e quanto às dicas para fazer uma troca de amortecedor, com rapidez e precisão?
Sabe-se que fazer a troca de um amortecedor demanda um processo semelhante na maioria dos veículos, mas um erro, por menor que seja, pode causar problemas. Por isso, promovemos o uso com extrema cautela e cuidado, sempre seguindo as orientações de desmontagem e substituição do manual do fabricante. Resumidamente, para a troca do amortecedor:
- Levante o veículo e remova a roda;
- Remova os parafusos e porcas;
- Solte o flexível do freio;
- Comece a desmontar a suspensão;
- Inicie a compressão da mola;
- Remova a borracha;
- Desmonte todo o conjunto;
- Faça uma análise de todos os componentes;
- Siga a ordem inversa da desmontagem;
- Faça a montagem da unidade no veículo;
- Finalização da montagem do amortecedor.
Agora que você tem as dicas para fazer uma troca de amortecedor de forma rápida e com qualidade, é chegado o momento de colocar a mão na massa, ou melhor, na mola. Acompanhe as nossas redes sociais para não perder as novidades, dicas e tudo sobre o mercado de auto peças e ferramentas!
Equipe Motor 100