O carro desalinhado ou desbalanceado pode causar diversos problemas e até colocar a segurança do motorista e dos passageiros em risco. Por isso, o balanceamento e o alinhamento do automóvel é fundamental para o seu pleno funcionamento.
E apesar de muitas pessoas acreditarem ser a mesma coisa, o desbalanceamento e o desalinhamento de um veículo possuem algumas diferenças, mas você sabe quais são as principais delas?
O que é balanceamento?
Antes de conhecer quais são as principais diferenças entre essas duas práticas para aumentar a vida útil dos componentes e trazer mais segurança para o veículo, a primeira coisa a se fazer é entender qual a função de cada uma.
Para isso, é importante ter em mente que com o passar do tempo, os pneus vão se desgastando e não mantêm o seu formato. Devido a esse desgaste, as medidas da circunferência mudam, o que cria um desbalanceamento que pode causar diversos problemas no carro.
Por conta disso, por exemplo, pode haver bastantes trepidações, mudança de direção quando estiver a mais de 30 quilômetros por hora e até mesmo a não estabilidade do pneu no solo. Todos esses problemas podem acabar causando diversos acidentes, fazendo com que o desbalanceamento coloque em risco a segurança do motorista e de todos os passageiros.
Para corrigir isso, existe o balanceamento do veículo. Por meio de contrapesos de chumbo, essa prática tem como principal objetivo recuperar o equilíbrio e aumentar a estabilidade.
O que é alinhamento do veículo?
Sendo outra prática fundamental para manter a segurança do veículo, o alinhamento é um processo que faz com que as rodas fiquem paralelas entre si e com 90º, em relação à pista. Isso é importante para deixar o volante centrado.
Assim, não há o risco de o carro ir sozinho para um dos lados, evitando causar acidentes. Com isso, o principal objetivo dessa prática é fazer com que a banda de rodagem toque o chão da forma certa, sem ter uma relação incorreta com o atrito.
Quando há esse desalinhamento, como citado anteriormente, o volante pode acabar “puxando” o veículo para um dos lados e fazer com que ele saia da pista, causando acidentes, mas além disso, também traz um gasto maior de combustível, visto que esse não contato com o chão que haverá na roda pode exigir mais forças do motor e, consequentemente, o carro gasta mais.
Com o alinhamento, além de ajudar nessas situações, você também vai ajudar na preservação de componentes como amortecedores, pneus e molas. É importante entender que ele pode ser conferido a cada 10 mil quilômetros rodados, mas pode ir realizar uma revisão antes, quando perceber que passou em uma lombada ou um buraco mais complicado, por exemplo.
Qual a diferença entre o carro desalinhado e desbalanceado?
Além dos sinais, da utilidade de cada prática, dos riscos e dos benefícios citados acima de fazer esses processos no seu veículo, outra diferença entre um carro desalinhado e desbalanceado são as causas.
O primeiro, por exemplo, é provocado por alguns problemas específicos, como os impactos violentos, os pneus incorretos, irregularidades ou mesmo direção agressiva, carregamento de peso e defeitos nas peças de suspensão.
Já o segundo, possui causas um pouco diferentes. Elas estão bastante relacionadas ao desgaste natural, imperfeições dos pneus, impactos repentinos, dentre outros.
Equipe Motor 100