Uma das primeiras coisas que o gestor de uma oficina mecânica precisa procurar para realizar uma ótima gestão, sem dúvida, são os fornecedores das peças e equipamentos que serão utilizados nas manutenções dos automóveis.
Isso porque, está ligado diretamente à qualidade e aos custos da sua oficina. Por esse motivo, é importante escolher o melhor fornecedor para sua empresa. No post de hoje, queremos te dar algumas dicas para atingir esse objetivo.
Conheça bem o seu segmento de atuação
A primeira coisa que você precisa fazer para escolher o fornecedor ideal para sua empresa é conhecer bem o mercado em que atua. Para isso, você precisa estar por dentro de todas as novidades do seu setor. Além disso, também é fundamental buscar algumas informações sobre preços praticados na região, por exemplo.
Uma das formas de fazer isso é aprimorando os seus conhecimentos através de leituras de conteúdos sobre o assunto, sendo interessante pesquisar sobre temas técnicos e financeiros específicos do segmento mecânico.
Com isso, você conseguirá desenvolver uma visão mais holística do seu negócio, conseguindo selecionar melhor seus fornecedores.
Entenda quais são os métodos de pagamento
O segundo passo para escolher o melhor fornecedor para sua oficina mecânica é entender e avaliar quais são as principais condições de pagamento. Isso é fundamental, pois está diretamente ligado à saúde financeira da sua empresa. A maioria dos fornecedores, por exemplo, enviam boletos para serem pagos em um prazo de 30 a 45 dias.
Para conseguir ótimos prazos, invista em um relacionamento com o seu fornecedor, negocie melhores condições de pagamento, avalie se o boleto é a melhor opção para seu negócio, dentre outros pontos. Isso vai ajudar bastante nos resultados do seu negócio.
Avalie bem a qualidade do seu produto
Outro ponto importante para escolher o fornecedor ideal para sua oficina é avaliar bem a qualidade das peças e ferramentas que ele está fornecendo. É importante que sua empresa ofereça os melhores produtos.
Para que isso seja possível, é importante que só compre peças que foram homologadas pelo Inmetro. Além disso, é fundamental buscar referências dessas mercadorias na internet, seja por resenhas, resumos, avaliações, dentre outros.
Confira o prazo de entrega
O quarto passo para escolher um bom fornecedor de peças e equipamentos para sua oficina é conferir os prazos de entrega. Isso porque, dependendo da demora, pode acabar gerando insatisfação para os clientes, visto que ele aguarda a entrega do carro em um período e isso não acontece. Por conta disso, muitas oficinas acabam recebendo avaliações negativas.
Para evitar que isso aconteça, é importante que você faça um processo de controle na gestão de fornecedores. É fundamental sempre monitorar a compra e a entrega de produtos. Se acontecer algum atraso, é fundamental avisar o cliente, não deixando passar o prazo para fazer isso, e ofereça um benefício pelo ocorrido.
Conheça mais sobre o fornecedor
É importante também conhecer mais sobre o seu fornecedor antes de fechar negócio. Por esse motivo, recomendamos que avalie se ele está com a documentação em dia. Além disso, realizar algumas pesquisas também pode te ajudar bastante, pois permite avaliar se o fornecedor não está envolvido em algum processo ou escândalo.
Equipe Motor 100