Trocar o rolamento é fundamental para a segurança e o bom funcionamento do automóvel.
Quem pega estrada diariamente ou mesmo de vez em quando, sabe o quão bom é conduzir o veículo com bastante tranquilidade, não é? Para isso, é importante que todos os componentes estejam em ótimo estado e o veículo com um bom funcionamento.
Um deles é o rolamento. Essa peça é fundamental para proporcionar uma melhor dirigibilidade para o automóvel, mas você sabe como funciona e o que pode fazer para realizar a troca quando precisar?
O que é o rolamento?
Antes de tudo, é fundamental entender que os rolamentos são esferas de aço que ficam presas entre dois anéis de metais em um cubo da roda do seu veículo, que é uma peça que se liga ao eixo de direção.
Sendo assim, a principal função desse componente é guiar o movimento do automóvel através das rodas. Por esse motivo, é fundamental que ele esteja em bom funcionamento.
Além disso, funcionando corretamente, os rolamentos não só diminuem os gastos dos pneus, mas também ajudam na economia de combustível, reduz a emissão de gases poluentes e, principalmente, evitam acidentes.
Com isso, é essencial realizar a revisão a cada 20 mil quilômetros rodados e trocar a cada 70 mil km, mas como realizar a troca?
Como trocar o rolamento da roda traseira?
A primeira coisa que você precisa fazer para trocar o rolamento é tirar a roda traseira. Depois que fizer isso, no meio do tambor haverá uma capa de proteção no componente. Retire-a.
Dentro dela, você vai ver uma porca com uma trava de segurança. Pegue um alicate e puxe a trava até sair. Depois disso, solte a porca e retire a arruela e, logo após, o rolamento velho.
É preciso também puxar a panela para fora, pois atrás dela, há outro. Além disso, não se esqueça de manter o freio de mão abaixado enquanto realiza o procedimento. Agora, é só retirar o retentor que fica atrás do segundo rolamento.
Dentro dele, pode ter ficado um pouco do componente. Por esse motivo, o próximo passo é limpar esse retentor. Em seguida, encha com a graxa novamente e coloque o novo rolamento. Assim, você pode remontar.
Para isso, é preciso colocar a panela e passar a graxa no rolamento da frente. Após colocar no lugar, coloque a arruela e a porca novamente, mas não aperte muito, pois pode travar o rolamento.
Por fim, ponha a trava de segurança e a roda no lugar. Com isso, está pronta a troca do componente, mas além da quilometragem, há outros momentos em que se deve trocar o rolamento?
Problemas que podem ocorrer no rolamento da roda do seu automóvel
Além da quilometragem, você também deve trocar o componente quando ele estiver danificado. Se estiver com algum problema, poderá ouvir um som áspero saindo da roda do veículo, parecido com um ronco e como se tivesse areia nelas. Ele começa fraco e vai aumentando à medida em que o carro se move.
Entretanto, é importante levar em uma oficina para dar uma olhada, pois pneus desgastados também podem apresentar barulhos.
Equipe Motor 100