Otimize a imagem da sua oficina mecânica e fidelize clientes fazendo o pós-venda; saiba mais com a Motor 100!
Realizar uma venda é maravilhoso, não é mesmo? Agora, você sabia que o pós-venda da sua oficina mecânica é tão ou mais importante quanto?
Um erro muito comum dos empreendedores é achar que o processo de venda termina após a decisão de compra. Na verdade, o relacionamento deve ser contínuo para reter os clientes.
Essencialmente, esse comportamento visa agregar valor mesmo após a compra de produtos e serviços. Isso pode criar uma conexão mais profunda com o consumidor, fazendo com que ele se sinta valorizado.
Assim, é ainda mais provável que o cliente volte a procurar seus serviços. E o melhor de tudo: ele pode se tornar um cliente fiel da sua empresa! Pensando nisso, nós, da Motor 100, apresentamos 5 dicas de como fazer um pós-venda de qualidade em sua oficina mecânica. Acompanhe conosco e boa leitura!
A importância do pós-venda da sua oficina mecânica
Uma das características das oficinas mecânicas é que os serviços oferecidos não são definitivos. Ou seja, o cliente pode precisar novamente do seu serviço para solucionar outros problemas ou realizar manutenções preventivas.
Por isso, vale a pena investir no pós-venda da sua oficina mecânica e manter contato com o cliente. É assim que você faz com que o cliente se sinta próximo da sua empresa e lembre-se positivamente dos serviços oferecidos.
Além disso, faz com que o cliente se sinta valorizado mesmo após o atendimento. Isso aumenta muito a probabilidade de ele voltar a fazer negócios com você.
Portanto, os benefícios alcançados por meio dessa estratégia vão muito além de um atendimento pontual. Também é positivo que, com um bom serviço pós-venda, você coloque seu local de trabalho à frente da concorrência. Afinal, você tem grandes chances de reencontrar o mesmo consumidor.
Listados abaixo estão outros benefícios que você obtém de uma boa oficina de reparos após o serviço de vendas. Acompanhe!
- Garante maiores retornos para os clientes
O principal objetivo da estratégia de pós-venda é fidelizar clientes. Para isso, é preciso investir em recursos que garantam a satisfação do cliente e o lembrem de seu local de trabalho.
- Assegura a redução da rotatividade
A rotatividade de clientes é bastante comum em oficinas mecânicas. Assim, você pode investir no pós-venda para garantir maior satisfação do cliente. Isso, sem dúvida, ajudará a fidelizar e, assim, reduzir a rotatividade.
- Conquista retornos construtivos
Ao investir em um pós-venda na sua oficina mecânica, é possível colher informações construtivas para sua empresa. Assim você consegue medir a satisfação do cliente e entender quais pontos podem ser melhorados.
Além disso, quando o cliente percebe que seu feedback foi ouvido e aplicado, ele entende que seu local de trabalho se preocupa com sua opinião e se sente valorizado.
- Melhora a imagem da sua oficina mecânica
Além de fidelizar os antigos, o pós-venda pode atrair novos clientes para o seu negócio. Isso porque, mantendo um bom relacionamento após a prestação do serviço, você pode aumentar a expectativa em relação ao seu empreendimento. Afinal, se a experiência foi boa, o mais comum é o cliente contar para outras pessoas sobre os serviços, certo?
Agora você já sabe que um pós-venda na sua oficina mecânica agrega valor ao seu negócio ao demonstrar cuidado e comprometimento com a satisfação do cliente. Por sua vez, o cliente reconhece e recomenda seus serviços pelo diferencial que oferece.
Afinal, como implementar um pós-venda em sua oficina mecânica?
- Sirva com a qualidade e apreço
Sem dúvida, ter profissionais capacitados, experientes que saibam fazer manutenção e investir nos melhores equipamentos é fundamental para o sucesso de qualquer oficina mecânica.
Mas não é só pela qualidade dos serviços prestados pela indústria automobilística que fazem do local uma referência em sua atuação. É possível, assim como necessário ir mais longe!
E o atendimento diferenciado é uma das estratégias mais importantes para se investir nesse quesito, principalmente quando se trata de manutenção de serviços de oficina mecânica.
Afinal, a atenção ao cliente pode influenciar no processo de venda mesmo após a prestação do serviço e até diferenciar sua empresa das demais.
Assim sendo, crie hábitos como:
- Acompanhar o cliente após o atendimento para saber se está satisfeito ou se ainda precisa de suporte;
- Fornecer termos de garantia;
- Oferecer descontos e condições especiais para serviços futuros;
- Notar pequenas situações durante a manutenção, como saber o nome do cliente, anotar o último serviço realizado no carro, dentre outros.
- Aposte em fidelização
O consumidor quer se sentir especial e se beneficiar sempre que possível, não é mesmo? E os chamados programas de fidelidade são uma ótima estratégia para implementar essa ideia. Para tal, basta criar e desenvolver formas de gerar “pontos” por cada serviço que presta aos seus clientes.
Por exemplo, uma pequena tabela ou cronograma pode ser impresso no verso de um simples cartão de visita, que o local de trabalho marca ou carimba cada vez que o serviço chega ao cliente.
Após completar um determinado número de serviços, o cliente pode ganhar um desconto especial oferecido pela sua empresa, como auditoria gratuita, brinde, manutenção, dentre outros.
Isso significa que o programa pode ser aplicado de diversas formas, desde bônus em outros serviços, trocas parciais ou até mesmo descontos no programa. Vale lembrar que prêmios e bônus devem interessar ao consumidor e ser algo essencial para fidelizá-lo.
- Conte com diferentes canais de comunicação
Todos querem ser reconhecidos e ter sua presença notada e apreciada. Portanto, saiba quem são seus clientes fiéis e valorize-os!
E uma maneira de manter esse relacionamento contínuo com os consumidores é alavancar a mídia social. Portanto, tente criar páginas sobre seu local de trabalho, mantenha contato com sua base de clientes para informá-los sobre novidades, promoções e descontos ou comunique-se para ser sempre lembrado.
- Mantenha contato
Um importante fator de pós-venda para as oficinas mecânicas está relacionado a exatamente como você interage com o cliente após a prestação do serviço.
Geralmente, são pouquíssimas as oficinas que fazem essa manutenção com a devida eficiência e, portanto, cria uma grande oportunidade de se destacar no mercado.
Como sugestão, pequenas ações já podem influenciar o pós-venda da oficina, por exemplo:
- Certifique-se de que o veículo do cliente esteja em boas condições após o serviço;
- Demonstre interesse pelo cliente e o quanto é importante a sua satisfação;
- Entre em contato conosco se o cliente precisar de mais suporte ou novos serviços.
De qualquer forma, o lado muito positivo desse contato pós-compra deve ser lembrado.
A rotina agitada e a facilidade de comunicação otimizam o contato tanto com o cliente quanto com o concorrente. Assim, você deve estar presente na vida do consumidor para lembrar a qualidade do seu ambiente de trabalho.
- Lembre-se das datas e ofereça promoções
Com informações atualizadas sobre o público, você pode usar o e-mail marketing para lembrar datas especiais como aniversários, enviar uma mensagem de parabéns naquele dia e oferecer promoções.
Pode ser um desconto, um serviço gratuito ou qualquer outra coisa que venha da sua criatividade! O importante aqui é mostrar que você se lembra deles, o que os faz se sentirem especiais.
Todas as suas atividades devem estar voltadas para o bom atendimento e satisfação do seu cliente, reconhecendo a importância de construir um relacionamento de qualidade com ele.
Enfim, são dicas importantes para um bom pós-venda da sua oficina mecânica e, com essa prática, poder agregar diferenciais únicos e muito favoráveis ao seu negócio.
Agora que você já sabe como fazer o pós-venda da sua oficina mecânica, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade do mundo dos motores. E, precisando dos melhores acessórios, entre em contato conosco!
Equipe Motor 100