Ele é uma ferramenta fundamental para os melhores diagnósticos oferecidos por sua oficina; saiba mais sobre osciloscópio com a Motor 100!
Nos últimos anos, o desenvolvimento da tecnologia automotiva possibilitou diversas inovações no desenvolvimento de novos veículos. A par destes avanços, a indústria da manutenção começou a integrar novas ferramentas, conceitos e métodos de trabalho.
Entre essas novas ferramentas, o osciloscópio é um dos equipamentos mais importantes que uma oficina deve ter à disposição. E para que você entenda o que é osciloscópio e como utilizar um deles em sua oficina, é preciso saber mais sobre ele. O que é certo é que ele facilita o diagnóstico preciso de falhas nos sistemas integrados de um veículo. Afinal, há cada vez mais sensores e circuitos integrados em um automóvel. Pensando nisso, nós, da Motor 100, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!
Um osciloscópio é cada vez mais insubstituível nas bancadas e faz parte do dia a dia mecânicos. A sua função é realizar a medição dos sinais elétricos e eletrônicos do circuito e fazer a exibição na tela de gráficos que visam facilitar a interpretação das informações.
A partir disso, é possível obter dados de tensão, onde o eixo “x” representa o tempo e o eixo “y” representa o número de volts. Os diversos comandos disponíveis do osciloscópio permitem ajustar o sinal para que seja exibido na tela do aparelho da forma mais adequada.
Esses recursos permitem que o osciloscópio seja usado em diversos casos, como reparo de sistemas eletrônicos de veículos. Essa ferramenta é tão versátil que um profissional qualificado pode utilizá-la em substituição a outros equipamentos. Isso significa mais agilidade e custos operacionais ainda menores para a oficina mecânica.
O OSCILOSCÓPIO E A SUA IMPORTÂNCIA
Tão importante quanto saber trocar as peças corretamente é saber qual delas precisa ser trocada, de forma a resolver o problema de forma eficaz e rápida. Essa habilidade, além de reduzir a manutenção, aumenta a confiança do cliente, o que torna o profissional mais requisitado no mercado.
O uso de scanner e multímetro é imprescindível, e muitos profissionais já se acostumaram com essa realidade. No entanto, dependendo do problema, essas ferramentas podem não ser suficientes para fazer um diagnóstico definitivo.
Existem vários aparelhos no mercado que auxiliam o mecânico no diagnóstico e que são importantes. Porém, a vantagem do osciloscópio é que ele pode gravar imagens e permitir análises posteriores. Alguns equipamentos registram um período de tempo, recurso que permite a análise de falhas intermitentes.
Outro benefício é que, com o recente desenvolvimento e uso de transdutores, tornou-se possível diagnosticar problemas mecânicos que antes exigiam a desmontagem do componente para avaliação.
Seguindo o método diagnóstico e analítico das imagens do osciloscópio, é possível diagnosticar, por exemplo, cabeça do acelerador, sede da válvula, desgaste do comando, pneus. Em outras palavras, podemos fazer um diagnóstico, sem retirar um parafuso sequer do lugar.
Para ajudá-lo a aproveitar ao máximo os recursos que o osciloscópio oferece, compartilhamos dicas que vão otimizar o seu uso. Continue com a Motor 100!
CONECTE OS CABOS DE MANEIRA ADEQUADA
Um osciloscópio tem pelo menos duas portas de entrada para um sinal elétrico. A ponta preta deve ser conectada ao fio terra do circuito em análise, enquanto a ponta vermelha deve ser colocada no ponto médio.
Se o objetivo for determinar a causa da falha, a oficina deve procurar o componente que está causando a queda do sinal. Frequentemente, a falha de um único componente coloca em risco a operação de todo o sistema, e um osciloscópio pode localizá-lo rapidamente.
A manutenção preventiva, que evita falhas, deve ter como objetivo procurar padrões diferentes do esperado para cada componente. Dessa forma, o profissional poderá fazer análises mais amplas, evitando problemas futuros.
FIQUE ATENTO ÀS INFORMAÇÕES
Como você já sabe, a informação mais importante que pode obter de um osciloscópio é a tensão do sistema em volts. Esta informação é obtida verificando a amplitude do sinal gerado contra a escala vertical da tela.
Na linha horizontal, o dispositivo mostra o comportamento da tensão em função do tempo. Esta escala pode ser ajustada em milissegundos (1 segundo/mil) ou microssegundos (1 segundo/milhão), dependendo do segmento de onda monitorado.
Além desses parâmetros, um profissional pode utilizar um osciloscópio para detectar a frequência (Hz) do sinal, ou seja, quantas vezes a oscilação se repete em um determinado período de tempo.
REALIZE A ANÁLISE DE UM SINAL POR VEZ
Alguns dispositivos mais modernos permitem que você exiba dois ou mais sinais, de forma simultânea, em sua tela.
Este recurso permite comparar sinais de diferentes partes de um mesmo circuito, mostrando-os em cada parte da tela ou em sobreposição.
OBSERVE QUAIS PROCEDIMENTOS EXECUTAR
Ao passo que os circuitos embarcados dos carros são equipados, cada vez mais, com componentes eletrônicos, um osciloscópio é empregado em diversos testes.
Entre os procedimentos mais comuns, podemos citar os testes de compressão, de bateria, assim como de alternador.
O osciloscópio também pode ser usado para testar a operação de vários sensores e acionamentos espalhados pelo veículo.
CONSIDERE UTILIZAR EM CONJUNTO COM UM SCANNER
Uma das adições mais importantes de componentes eletrônicos aos veículos é o sistema de injeção eletrônica de combustível. Portanto, o scanner é um excelente aliado do osciloscópio na manutenção.
Como você já deve saber, o scanner acessa a memória interna do módulo de injeção e exibe registros de erros para orientar os ajustes necessários. Além disso, o dispositivo ainda pode ser alterado e restaurado aos seus parâmetros operacionais originais.
Com essas duas ferramentas, o profissional tem muito mais condições de lidar com problemas relacionados aos componentes elétricos e sistemas eletrônicos do veículo. Na Motor 100 você encontra tudo que precisa para manter seu veículo funcionando em ótimas condições.
Gostou deste conteúdo?
Aproveite para baixar o nosso checklist para fazer a manutenção preventiva do seu automóvel.
Equipe Motor 100