A pastilha e o fluido de freio fazem parte do sistema mecânico do veículo e estão diretamente ligados à sua segurança; saiba tudo com a Motor 100!
Os motoristas podem tomar precauções para aumentar a durabilidade das pastilhas de freio. A duração da frenagem da peça está diretamente relacionada à eficiência de frenagem do veículo.
Quando o motorista pressiona o pedal do freio, as peças colidem com o disco de freio, que é uma peça metálica presa à roda. As pastilhas possuem uma base de aço recoberta por um material mais macio que entra em contato com a placa e provoca o atrito necessário para frear o veículo.
Dizer a hora certa de trocar as pastilhas é uma tarefa praticamente impossível, pois o desgaste delas depende diretamente do uso do sistema de freio. No entanto, existem precauções que podem ser tomadas para prolongar a vida útil das peças internas.
Pensando em ajudar com que você entenda quais são as recomendações para manter seu veículo em bom estado, nós, da Motor 100, apresentamos o artigo abaixo. Nele, você conhecerá melhor os aspectos relacionados à pastilha e ao fluido de freio. Acompanhe conosco e boa leitura!
Uma pastilha de freio é uma peça montada na roda de um veículo que é acionada pelo sistema de freio. Funciona em conjunto com o disco de freio e tende a forçar a roda a parar, fazendo com que o veículo perca velocidade e pare.
Todo o sistema funciona de forma muito simples: ao pisarmos no pedal do freio, o sistema hidráulico pressiona as pastilhas contra o disco de freio, fazendo com que a roda pare de girar e a velocidade do carro diminua. Também é importante lembrar que o sistema de freio ABS controla essa pressão para evitar que a roda trave totalmente e perca o controle do carro.
Normalmente, as pastilhas de freio são usadas apenas no eixo dianteiro do carro, enquanto um sistema diferente é usado no eixo traseiro (neste caso, é usado um sistema de tambor, onde as pastilhas de freio fazem o trabalho das pastilhas de freio). No entanto, isso depende de cada fabricante e do tamanho e forma das peças internas. Esses problemas são influenciados não apenas pelo fabricante do carro, mas também pelo tipo de veículo: SUVs e conversíveis usam peças maiores, enquanto carros compactos usam peças menores.
O fluido de freio atua em conjunto com as pastilhas de freio, transferindo para elas a pressão exercida no pedal e garantindo assim o atrito das pastilhas contra o disco e a frenagem. Mas para que o fluido faça seu trabalho corretamente, ele deve ter um alto ponto de ebulição e baixa compressibilidade, características que não são encontradas em fluidos de freio obsoletos.
Deste modo, lembre-se que o fluido de freio deve ser trocado em média a cada 10.000 quilômetros ou após dois anos de uso. Assim, você ajuda a garantir que sua propriedade não esteja em risco.
Afinal, quais as recomendações para manter o seu veículo em bom estado?
Quando se trata de carros, o correto é que os motoristas comprem apenas peças de reposição de qualidade. Aliás, não apenas com os veículos, não é mesmo? Caso contrário, eles terão que arcar com enormes perdas devido a peças danificadas antes do esperado e continuarão a enfrentar ameaças à segurança. Para que os freios venham a garantir a frenagem do carro, é necessário utilizar os freios originais especificados pelo fabricante do veículo.
Marcas desconhecidas podem ser mais baratas, porém sua qualidade é inferior e não são tão eficazes ou duráveis quanto outras, o que significa custos mais altos no futuro.
O que não pode ser negligenciado também é a inspeção periódica. Isso porque a manutenção é necessária para manter todo o sistema de freios sempre em bom estado, ajudando a identificar se as peças estão em perfeitas condições e evitando que um simples problema se agrave.
Ouviu um som metálico, similar a um ferro, batendo quando você pisou no freio? Saiba que é hora de procurar um mecânico, pois esse é um sinal de que as pastilhas estão gastas e precisam ser substituídas. O desgaste das telhas também é indicado por um som de arranhões vindo das rodas dianteiras durante a rotação.
Procure evitar frenagens bruscas. Além de aumentar o risco de danos a vários componentes do sistema, a frenagem repentina contínua também pode causar a quebra das pastilhas de freio.
Vale complementar que o uso do freio motor consiste em fazer a redução das marchas do automóvel, gradativamente, o que oferece uma folga ao sistema de freios. Isso contribui para poupar as pastilhas e ainda ajuda a reduzir o consumo de combustível. No entanto, lance mão do artifício apenas eventualmente.
O freio motor só deve ser usado quando as condições permitirem, como em descidas – quando você simplesmente precisa tirar o pé do acelerador para manter o controle da direção – ou em dias movimentados – quando você pode simplesmente reduzir a velocidade. desacelerando
Por último, mas não menos importante, o sistema de freios também sofre com o excesso de carga do veículo. Afinal, quanto mais peso, mais difícil é parar e mais freios são necessários, o que aumenta o desgaste e diminui a vida útil dos freios. Além disso, viajar com um veículo muito pesado também aumenta o consumo de combustível.
Em casos extremos, pode ocorrer uma situação em que o freio não consiga suportar toda a carga necessária, podendo causar acidentes. Assim sendo, evite transportar um grande número de pessoas ou cargas muito pesadas em seu veículo.
Gostou do conteúdo? Então, acesse o nosso site! Em nossa página, você encontra todas as peças que precisa para o sistema de freio do seu veículo.
Equipe Motor 100