Entenda a importância da correia dentada e descubra quando trocar o kit completo!
Fazendo parte dos componentes do motor, a correia dentada de um veículo é essencial para o funcionamento do mesmo. Com isso, tendo uma função bastante importante, se não estiver em bom funcionamento, pode gerar diversos problemas, o que pode demandar bastante tempo e dinheiro para consertar.
Por esse motivo, é essencial que ela esteja em bom estado, e a manutenção preventiva e troca do kit completo é fundamental para que isso aconteça, mas quais são os sinais de problemas e quando se deve trocar a correia dentada do seu veículo? Entenda!
O que é e qual a função da correia dentada?
Sendo um componente essencial do motor, a correia dentada é um peça que tem como principal função sincronizar o virabrequim, que pega a força gerada pelo motor e transfere para os comandos de válvulas e para as rodas, tornando-se, assim, fundamental para o pleno funcionamento do veículo.
Além do sincronismo com os pistões do cilindro, a correia dentada também tem a função de comandar a abertura das válvulas. Com isso, é preciso que tudo esteja completamente sincronizado e em perfeito estado, pois, caso tenha algum problema, pode gerar sérios imprevistos.
Se não estiver em sincronia e a válvula ficar dentro do cilindro quando o pistão subir e cumprir o gás combustível, pode acabar entortando o cabeçote do motor, empenar a válvula ou mesmo furar a cabeça do pistão.
Por esse motivo, é muito importante estar bastante atento aos sinais de que é preciso trocar a correia dentada e ter em mente que, assim como outras peças do automóvel, ela fica desgastada ou danificada com o tempo, mas quais são os sinais de que a troca é necessária?
Quando trocar a correia dentada do seu automóvel?
Para entender quando é preciso trocar a correia dentada do seu automóvel, é preciso olhar, em primeiro momento, no seu manual. Isso porque lá a montadora específica com quantos quilômetros deve realizar a troca. A recomendação média é que isso aconteça a cada 40 mil quilômetros rodados, podendo se estender até um pouco mais, para 50 mil, caso o carro seja bem cuidado pelo proprietário.
No entanto, além da quilometragem, é importante entender que a troca também pode ocorrer por tempo, visto que ela vai se desgastando, precisando de, no máximo, 5 anos para trocar a correia dentada. Caso isso não aconteça, pode apresentar baixo desempenho e gerar alguns problemas no automóvel.
Outro ponto importante para entender é que essa peça também pode acabar dando algum defeito ou problema, precisando fazer essa manutenção antes do tempo estipulado. Um deles, por exemplo, pode ser quando a correia arrebentar, que acontece muito quando o carro anda frequentemente em lugares com bastante poluição e poeira, pois isso acaba desgastando a peça.
Nesses casos, o processo de identificação é fácil, visto que você ouvirá um barulho alto e estridente do motor do automóvel, significando que a correia dentada perdeu a tensão ou mesmo sofreu algum outro tipo de dano, sendo necessário levar o veículo ao conserto para corrigir o problema.
Além disso, é importante ter em mente que o rolamento dura mais tempo do que a correia dentada, sendo assim, não é necessário trocar o kit toda vez, apenas quando ele também estiver dando problemas.
Equipe Motor 100