O sistema de rolamento de embreagem é muito importante para o veículo, é ela que tem a função de auxiliar na intermediação do torque e da potência que são produzidos pelo motor do carro.
Quando o motorista se depara com ruídos ao pisar no pedal da embreagem, há boas chances desse problema estar sendo ocasionado por um problema no rolamento.
Assim, esse inconveniente pode se dar por falta de lubrificação adequada, mas também pela ação do tempo, por desgaste natural ou até mesmo por ter sido conduzido em um terreno alagado.
Quer saber mais sobre o funcionamento e a manutenção do rolamento de embreagem? Continue com a leitura deste artigo e fique por dentro!
Como funciona o rolamento de embreagem
O rolamento de embreagem empurra o platô do automóvel, assim, quando detectado pelo motorista barulhos vindos da embreagem, uma manutenção corretiva precisa ser realizada o mais rápido possível.
Caso a correção não seja feita, o motorista pode acabar ficando na mão. Ou seja: em caso da não substituição do rolamento de embreagem, ela poderá pifar completamente, deixando o carro completamente sem embreagem.
Assim, para garantir o bom funcionamento é importante que a troca do rolamento seja efetivada. Não há como realizar a manutenção apenas jogando uma lubrificação superficialmente, isso pode piorar causando danos ainda mais graves.
Cuidados com o seu veículo
Como já foi dito acima, a troca de todo o conjunto é o mais sugerido pelos especialistas, mesmo que em algumas situações apenas o rolamento seja substituído, as chances dele voltar a apresentar problemas em um curto espaço de tempo são grandes.
Para isso, recomenda-se que a orientação dada pela montadora seja levada em consideração.
Normalmente, um sistema de embreagem, a depender do uso, deve ser trocado a cada 100 mil quilômetros rodados. No entanto, a atenção deve ser voltada para a forma como o veículo é usado. Se é frequentemente exposto a alagamentos e estradas enlameadas ou há mau uso por parte do motorista.
Algumas atitudes podem minimizar o desgaste, são elas:
- Não realizar controle de embreagem quando o veículo se mantiver parado em uma subida;
- Optar por usar freio e ponto morto em subidas;
- Em sinal vermelho ou congestionamento utilizar o carro em ponto morto acionando também o freio;
- Evitar deixar o pé esquerdo em cima do pedal da embreagem (algo bastante comum e que mesmo que não haja atrito direto e o pé esteja apenas descansando, cause desgaste desnecessário na embreagem).
Além disso, vale também ficar atento às manutenções e datas de ajustes do veículo, manter tudo em dia evita perdas de peças, desempenho inferior do veículo e surpresas desagradáveis.
Viu só como a manutenção preventiva é importante para o seu veículo?
Ela garante não apenas a sua segurança física, mas também a financeira, pois evita gastos desnecessários.
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Equipe Motor 100