Quem é dono de carro sabe que os imprevistos podem vir a acontecer, mesmo que a manutenção e revisão estejam em dias, por isso, é importante sempre ficar atento a possíveis problemas, principalmente se for se deslocar para uma distância maior.
Sem dúvidas, o sistema de ignição é um dos principais componentes dos carros, pois desempenha uma função essencial no veículo, desse modo, conhecer um pouco mais sobre isso é uma tarefa que todo motorista deveria saber.
Mas, você já ouviu falar que os carros de antigamente eram fabricados com um componente chamado platinado? Parece muito obsoleto em oposição ao moderno e atraente sistema de ignição eletrônica, vamos falar mais sobre o assunto a seguir, confira!
O que é um sistema de ignição eletrônica?
Como dito acima, o sistema de ignição eletrônica é fundamental para fazer o carro funcionar de forma correta, ele é o responsável por emitir a faísca para a câmara de combustão, como resultado o motor do carro gira no momento ideal e se põe em movimento, ou seja, a girar.
Os componentes principais desse sistema são a chave de ignição, a bateria, a bobina, vela de ignição, cabos de distribuição e distribuidor, que é o mais moderno que existe atualmente no mercado.
Antigamente, mais precisamente anterior à década de 70, os veículos eram elaborados com alguns detalhes diferentes se comparados aos atuais.
Por exemplo, um componente do sistema era se chamava platinado, e nada mais era do uma peça que tinha como função interromper a corrente elétrica que surgia na bobina, de modo a permitir que a faísca seja entregue no momento ideal às velas.
Entretanto, muitos anos se passaram e com certeza a modernidade adentrou as fábricas de automóveis, trazendo a inovação aliada a potência necessária, e por isso, o sistema que utilizava o platinado deixou de ser fabricado, dando lugar a ignição eletrônica.
Quais são as principais diferenças entre eles?
Como dito acima, o platinado deixou de fazer parte desse sistema tão importante para os carros, portanto, percebe-se que as vantagens da ignição eletrônica conquistaram a todos e atualmente é o que predomina nas concessionárias.
Como principal diferença podemos citar que o sistema de ignição eletrônica oferece uma potência maior ao carro quando comparado ao platinado, já que proporciona ao veículo um modo de funcionamento que consiga extrair sua potência sem prejudicar a sua performance.
Outra diferença marcante entre os dois componentes diz respeito ao fato de que o platinado apresentava falhas com uma frequência maior, devido aos atritos dos componentes, embora a sua manutenção fosse realizada de forma mais simples, detalhe que parece ser a sua única vantagem.
Enquanto que, o sistema de ignição eletrônica consegue manter por um período considerável de tempo as peças funcionando em perfeita harmonia, contribuindo, inclusive, para proporcionar uma maior regulagem ao motor do veículo.
Além disso, o sistema de ignição eletrônica é responsável também por emitir menos poluentes químicos depositados no meio ambiente, mostrando-se como um importante avanço da indústria automotiva nesse sentido, em contrapartida, o platinado não conseguia suprir essa necessidade.
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Equipe Motor 100