Você já experimentou deixar seu carro sem uso por muito tempo? Talvez, devido a uma mudança, uma viagem prolongada ou, simplesmente, deixando o veículo guardado por alguma razão. Se assim for, então há certas precauções que devem ser tomadas antes de você tentar começar a dirigir seu carro novamente.
Quando um carro está parado por um longo período de tempo, vários problemas podem ocorrer. Por exemplo, o combustível no motor pode ter ficado ruim, ou o motor pode ter quebrado com o tempo devido à falta de uso e manutenção. Isto pode fazer com que o veículo tenha problemas para arrancar ou apresenta-se um desempenho ruim. Além disso, peças de borracha como pneus, mangueiras e correias podem apodrecer a seco devido ao envelhecimento e, assim, requerer substituição ou reparos a fim de dirigir o carro com segurança novamente. A bateria também pode estar fraca por ser deixada sem carga por muito tempo.
Quando você precisa deixar seu carro parado por um longo período de tempo, é importante tomar certas precauções a fim de protegê-lo de danos e desgaste potenciais. Aqui estão 10 coisas que você deve ter em mente ao deixar seu carro estacionado por um longo período de tempo:
1. Ligue o carro de tempos em tempos
Dependendo de quanto tempo você estará longe do carro, tente ligar o motor de vez em quando para circular os fluidos e ter certeza de que tudo está funcionando corretamente.
2. Mantenha o tanque com combustível
Se você estiver longe do carro por um longo período de tempo, certifique-se de que ele tenha combustível suficiente em seu tanque para que nenhuma umidade possa se acumular e causar qualquer problema.
3. Conserve a limpeza interna e externa
Sujeira ou detritos acumulados durante o armazenamento podem danificar vários componentes do carro, tais como conexões elétricas corroídas. Uma limpeza completa vai assegurar que tudo esteja protegido e seguro enquanto o carro estiver ocioso.
4. Mantenha os pneus calibrados
Certifique-se de que a pressão dos pneus esteja ajustada corretamente antes de armazená-los. Isso evitará pontos planos enquanto eles são deixados sem vigilância.
5. Deixe o veículo numa plataforma
A fim de ajudar a manter as quatro rodas na mesma altura e pressão, deixá-las em uma plataforma evitará um desgaste desigual durante os períodos de armazenamento.
6. Conserve os níveis de óleo
Antes de colocar seu carro em modo de hibernação, verifique os níveis de óleo para ver se é necessário recarregar para um sistema de funcionamento suave quando ele voltar à ativa.
7. Retire a bateria
Se possível, remova a bateria de suas fixações completamente antes de colocá-la no armazenamento, a fim de evitar drenagem ou vazamentos de qualquer problema de conexão elétrica dentro de seu compartimento ou ambiente.
8. Deixe o seguro em dia
Mesmo que seu carro não esteja funcionando muito, não se esqueça do seu seguro! Mantenha-o atualizado mesmo quando seu veículo não estiver sendo usado tantas apólices quanto as que requerem cobertura contínua durante todo o ano.
9. Fique de olho no freio de mão
Certifique-se de que as molas tensoras do cabo do freio não estejam esticadas para que não afetem sua funcionalidade quando você começar a dirigir novamente após o período de inatividade.
10. Faça reparos, trocas e manutenção
Finalmente, considere a realização de quaisquer pequenos reparos, trocas ou trabalhos de manutenção necessários antes do armazenamento, já que essas atividades, geralmente, podem ser concluídas mais rapidamente quando não há tráfego envolvido!
Seguindo estas dicas enquanto seu carro fica ocioso por um longo período de tempo, você garantirá que ele permaneça seguro e confiável quando estiver finalmente pronto para pegar a estrada novamente. E se quiser saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados, assine nossa newsletter e receba as novidades em seu email!
Equipe Motor100