Os carros Flexs podem te ajudar bastante a economizar dinheiro com combustível. Entenda!
Nos últimos anos, o preço da gasolina tem aumentado significativamente. Só em 2021, por exemplo, nós vimos o preço subir cerca de 70% de janeiro a dezembro. Em 2022, esse cenário não mudou.
Em alguns postos, o valor passa de 7,20 reais. Ou seja, para encher um tanque de 45 litros, o motorista pode chegar a gastar mais de 300 reais.
Dessa maneira, muitos motoristas procuram alternativas para economizar e os carros flex podem ser uma ótima solução.
Apesar do preço do etanol subir junto com a gasolina, ainda fica bem mais em conta do que esse combustível e pode te ajudar a economizar bastante, mas como funcionam esses automóveis?
O que são carros flex?
Pensando nas altas e baixas do preço, como acontece atualmente, em 2003 chegou ao Brasil o Volkswagen Gol 1.6, que trazia a opção de escolher entre dois combustíveis: a gasolina e o etanol.
Apesar de ter saído com o valor um pouco mais elevado dos outros veículos no começo, estima-se que hoje cerca de 90 a 95% dos carros vendidos no Brasil sejam equipados com essa tecnologia, presente, inclusive, em modelos mais baratos.
A grande vantagem dos carros flex é que os motoristas não ficam dependentes de apenas uma única opção de combustível.
Dessa forma, pode ser feita a comparação entre a gasolina e o etanol para ver qual sai mais em conta, trazendo maior versatilidade na escolha, mas como eles funcionam?
Como funciona um carro flex?
Apesar de muitas pessoas acreditarem que o sistema de funcionamento desses automóveis deve ser complexo, ele é bem semelhante ao “normal”.
O que muda, na verdade, são alguns sensores que servem para realizar a leitura dos gases de escape. As informações obtidas são enviadas a uma central eletrônica que tem como função ajustar a mistura de ar e combustível que vai para o motor, além da quantidade de material.
Você pode abastecer seu veículo da forma que quiser
Quando falamos sobre carros flex, muitas pessoas ficam um pouco preocupadas na hora de abastecer. Se havia gasolina no tanque, por exemplo, muitos tinham receio de colocar etanol e dar algum problema. Porém, você pode ficar tranquilo quanto a isso, pois é apenas um mito.
Como citado anteriormente, esses veículos se adaptam. No entanto, é preciso salientar que há uma ressalva.
Ela diz respeito ao consumo do seu carro. Se você abastece com gasolina, por exemplo, ele terá um menor consumo, mas um pouco de perda de potência.
Já se o veículo é abastecido com etanol, ele gasta mais, mas também ganha mais potência. Sendo assim, para saber qual o melhor combustível para abastecer seu veículo, é preciso analisar.
É preciso ter alguns cuidados com o automóvel?
Outro ponto muito importante a ressaltar sobre os carros flex é que, assim como os convencionais, é preciso realizar manutenções preventivas e também é importante seguir o cronograma de revisões indicado pelo fabricante.
Equipe Motor 100