Não há quem esteja imune a uma situação como essa. Aquele receio de quando no painel acende uma luz e o coração acelera. As mãos ficam geladas e o bolso já grita. Mas você sabe qual a função de cada uma dessas luzes?
Pensando em auxiliá-lo a entender melhor o significado das luzes do painel, nós, da Motor 100, trouxemos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!
LUZ BRANCA, VERDE OU AZUL
São as luzes que indicam que algum componente elétrico foi acionado, como seta, limpador de parabrisa, farol, etc. Não são luzes de alerta, mas sim, luzes de sinalização.
LUZ AMARELA OU LARANJA
São luzes de advertência, indicando que alguma peça está em mau funcionamento e deve levar o veículo até o mecânico. Porém ainda o veículo pode continuar ligado e, provavelmente, sem a necessidade de um guincho.
LUZ VERMELHA
Essas são luzes de ALERTA! Caso uma luz vermelha acenda no painel, pare o carro em local seguro e chame um mecânico ou, em casos extremos, um guincho. Não continue a andar com o veículo, pois o dano pode ser maior ainda.
ABAIXO, VOCÊ CONHECERÁ MELHOR TODAS AS LUZES
LUZ BRANCA, VERDE OU AZUL:
Luz de direção (Seta)
Usar as setas é obrigatório quando for fazer qualquer tipo de conversão. Não usar a seta é passível de multa.
Lanternas ligadas
Essa luz indica que as lanternas do veículo estão ligadas e são obrigatórias em rodovias.
Farol de neblina
Também conhecido como farol de milha, se estiverem acesos, essa luz indicativa deve permanecer acesa. Usado quando a serração e neblina na via.
Farol alto ligado
Também conhecido como “luz alta”, serve para aumentar a distância de iluminação para que o motorista veja maior distância.
LUZES AMARELAS E LARANJAS:
Freios ABS
Alerta de mau funcionamento do sistema de freio ABS, item obrigatório para todos os veículos comercializados no país desde 2014.
O sistema é responsável por uma frenagem mais segura e que as rodas não sejam travadas em uma freada brusca.
Farol baixo
Conhecido como luz de posição, ele não tem o poder de iluminar em um trajeto noturno, ou em túneis, por exemplo. Usado quando o veículo está parado para indicar seu tamanho para outros veículos.
Alerta de mau funcionamento ou desativação da direção elétrica
Veículos modernos já usam a direção elétrica para suavizar movimentos, e quando essa luz está acesa indica o mau funcionamento ou falta de calibragem do mesmo.
Aviso de problemas com motor e/ou injeção eletrônica
Essa luz dá muito medo quando acende, pois indica que o motor está com mau funcionamento. Caso essa luz não apague após a partida, é aconselhável que leve o carro para uma análise no mecânico de sua confiança.
LUZ VERMELHA:
Bateria
Essa luz quando acesa não necessariamente quer dizer que sua bateria está com problema. Podendo ser alguma peça que compõe o sistema como o alternador, por exemplo.
Alerta de temperatura da água
A maioria dos carros hoje em dia já usam um gráfico para indicar a temperatura do veículo, porém alguns modelos possuem apenas a luz de alerta. Desligue o motor imediatamente quando ela acender para que não ferva o carro.
Alerta de baixa pressão do óleo lubrificante
Uma das luzes mais importantes do painel. Essa luz acende quando o nível do óleo baixou e, por isso, a pressão caiu a zero. Isso pode significar problemas mais graves como um possível problema na bomba de óleo. Em último caso, pode ser um defeito no sensor do circuito de lubrificação, a famosa “cebolinha”, causando o acendimento constante, porém sem motivos para preocupação. Isso deve ser verificado por um mecânico de sua confiança.
Agora que já conhece um pouco mais sobre as luzes do painel do seu carro, deixe nos comentários quais são suas maiores dúvidas do mundo automotivo. Assine também a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!
Equipe Motor 100