O Filtro de ar e o filtro de cabine possuem certas diferenças, mas são essenciais para seu automóvel. Entenda!
É muito comum, quando estão em um automóvel, o motorista e os passageiros sentirem um cheiro estranho invadindo o carro pela saída do ar-condicionado.
Quando isso acontece, a primeira coisa que vem à mente é a troca do filtro, que é recomendado fazer com um profissional especializado e capacitado nessa função, no entanto, existem dois tipos: o de ar e o filtro de cabine.
Sendo assim, como você vai saber qual precisa ser trocado para conseguir ligar seu ar-condicionado sem que um cheiro ruim invada o seu carro?
O que é filtro de ar?
Para entender qual deve ser trocado, é importante ter em mente que, apesar de terem a mesma função, filtrar o ar, há certas diferenças entre eles.
O conhecido apenas como “de ar”, tem a função de separar e eliminar as partículas impuras do ar que são aspiradas pelo motor, garantindo que chegue somente o purificado à câmara de combustão, evitando que ocorram problemas nesse processo.
Esse componente do automóvel, geralmente, é quadrado, protegido por uma caixa de plástico com o motor.
Também é importante entender que quando ele está com problemas, interfere bastante na economia do veículo. Isso porque ao invés de filtrar o ar, acaba restringindo a entrada dele, fazendo com que tenha mais combustível no seu veículo, o que pode dar falta de potência, além de consumir muito mais, visto que acaba causando uma deficiência na entrada de ar do motor.
O que é filtro de cabine?
Quando falamos sobre trocar o filtro para que não entre mais cheiro ruim no seu automóvel pela entrada de ar-condicionado, estamos falando do de cabine. Podendo ir no cofre do motor, como o citado anteriormente ou mesmo dentro do carro, ele evita que entrem impurezas no veículo, eliminando também, mau-cheiros, que podem sair do seu ar-condicionado, quando este estiver ligado, mas quais são as principais diferenças entre os dois?
Diferença entre filtro de ar e filtro de cabine
Além da sua função, sendo um para filtrar o ar que é misturado com o combustível para gerar a combustão e o outro para filtrar o ar que entra no carro, através do ar-condicionado, outra diferença entre esses dois é a quilometragem. O primeiro tem um tempo máximo para realizar a troca, podendo ser até 10 mil km, previsto pelo fabricante, mas o recomendado é que seja em média 5 a 6 mil km, e menos, caso esteja em uma estrada de terra.
O segundo vai depender de como o motorista usa seu carro. Apesar de não ter uma quilometragem média ou máxima. No entanto, caso ande bastante por estradas de terra, por exemplo, a expectativa de vida dele pode diminuir significativamente, mas é importante que realize uma checagem periódica, pelo menos, a cada 20 mil km.
Gostou do conteúdo? Então siga a Motor 100 nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre a manutenção do seu automóvel!
Equipe Motor 100