O torque e a potência têm relação com força e complementam-se para o melhor desempenho do motor; saiba mais com a Motor 100!
O torque e a potência de um motor são dois aspectos importantes em se tratando da compra e venda de um veículo, ou mesmo no tocante a sua manutenção. Ambos são relacionados à força, embora cada um à sua maneira.
Para que você entenda a diferença entre as mencionadas forças acima, é preciso explicar melhor do que se trata cada uma delas. Pensando nisso, nós, da Motor 100, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!
Conforme dito anteriormente, tanto o torque quanto a potência estão diretamente relacionados à força de um motor. Consequentemente, tanto um quanto o outro interferem no desempenho, assim como em sua capacidade.
O que é toque
O torque é, digamos, um momento de força. E de onde vem essa força? Essa força vem das chamadas bielas. As bielas transmitem essa força ao virabrequim, com o deslocamento do pistão e o comprimento das manivelas do virabrequim determinando o torque ou a potência do motor.
O que é potência
Por sua vez, a potência está ligada à capacidade que um motor possui de realizar um determinado trabalho, num certo período de tempo. Para que você compreenda melhor, vamos tomar como exemplo um carro de corrida e um circuito. Para que esse carro de corrida complete o percurso do circuito no menor tempo possível, é necessário que o motor conte com uma alta potência.
É importante lembrar que os motores dos veículos mais antigos geralmente eram maiores, porém com menos potência e torque, se comparados aos atuais. Isso porque agora esses veículos receberam novas tecnologias que possibilitam a eficiência do motor em um tamanho menor.
Outro fator importante a ser enfatizado é a relação peso-torque. Por exemplo, podemos comparar um caminhão, que tem muito mais torque em comparação com um carro de passeio. Esse caminhão conta com uma aceleração muito mais lenta em relação ao carro de passeio, porém pode carregar muito mais peso.
De maneira resumida, o torque é uma força que permite que um carro acelere, aumente a velocidade ou carregue peso. A potência, por outro lado, é a taxa na qual o trabalho é realizado, o que permite que o carro atinja altas velocidades.
Como saber o valor do toque?
Como dissemos, o torque é uma medida de força. Essa medida gira um objeto em torno de um eixo ou centro. É um vetor perpendicular ao plano da força e ao raio de rotação. Pode ser calculado usando o produto vetorial da força pela distância.
A distância da junta até o ponto onde a força atua é conhecida como braço do momento. Sempre que uma força atua a alguma distância do eixo de rotação do objeto, o objeto sofre rotação. Se não estiver girando a uma velocidade angular constante, então está em equilíbrio rotacional.
Se queremos que um objeto gire em torno de um ponto, devemos aplicar um torque a ele. Quer um exemplo simples de ser visualizado? Aplica-se um toque quando precisa girar a maçaneta de uma porta.
Encontramos o torque em baixas velocidades multiplicando a força aplicada pela distância entre o ponto de aplicação da força e o ponto pivô usando a seguinte fórmula: T = F x D, onde T = torque (Nm), F = força ( N ) e D = distância (metros).
EXEMPLO: Se usarmos uma chave de 30,5 cm (0,305 m) para girar um parafuso, aplicando uma força de 4,5 kg (44,15 N) na base do parafuso, o resultado é 1,37 kgfm ou 13,46 Nm de torque.
Como saber o valor da potência?
Complementando, a potência é o produto do torque disponível e da rotação, ou seja, para o mesmo torque, uma velocidade de rotação mais alta produz mais potência.
Um velocista, a título de curiosidade, precisa de “força de sustentação”: além da força muscular, ele precisa de uma boa respiração para manter sua velocidade.
Em outras palavras, potência é a quantidade que determina a quantidade de energia dada a cada unidade de tempo, ou seja, a rapidez com que o trabalho do motor pode ser feito.
Para saber a potência de um motor, devemos primeiro calcular seu torque. Como às vezes é expresso em cavalos de potência (hp) ou cavalos de potência (cv), você deve primeiro convertê-los em quilowatts (kW). Para converter cv ou cv para kW, devemos multiplicar o valor por 0,745.
É comum que a placa de identificação do motor indique a potência mecânica, que está disponível na extremidade do eixo. Para saber a energia elétrica consumida pelo motor, é necessário dividir a potência mecânica pelo seu rendimento (h).
Calculando a potência de toque
A partir do resultado entre o torque do motor e a frequência de rotação, podemos encontrar a potência. Assim sendo, a quantidade de energia elétrica fornecida ou consumida pelo circuito elétrico, utilizando a fórmula: P = T x N x 2 x π /60 , onde: P = potência (kW); T = torque (Nm); N = velocidade do motor (rpm); e π = 3,14159.
Convertendo o toque em potência
Igual ao torque do motor (T) é a potência do motor (P) em quilowatts multiplicada por 0,105 vezes a velocidade dividida por 1000. A fórmula pode ser usada para converter torque em kW: Potência do motor (P) kW = 0,105*T (Nm)*N (rpm)/1000, ou seja, kW = 0,105 x Nm x rpm/1000.
Gostou do conteúdo? Então, acesse o nosso site! Em nossa página, você encontra todas as peças que precisa para o sistema de freio do seu veículo.
Equipe Motor 100