Entenda qual a diferença entre a lanternagem e funilaria e saiba por que esses dois procedimentos são fundamentais no reparo automotivo.
Quando se trata de reparos automotivos, em especial os que cuidam da estética do veículo, alguns termos são bem conhecidos de modo geral. Dentre esses termos estão a lanternagem e a funilaria.
E quando o assunto é lataria, visual e estética automotiva, que sofrem danos, seja por ação do tempo ou por acidentes, serviços do tipo são os mais procurados pelo público.
Todavia, cuidar do bom aspecto do carro é muito mais que um fator de vaidade ou de estética. A importância vai além disso, incluindo o bom funcionamento do veículo e a valorização no caso de uma possível venda. Agora, você sabe qual a diferença entre lanternagem e funilaria? Acompanhe com a gente e entenda melhor!
O que é lanternagem?
Uma dúvida frequente é: será que é possível retornar ao estado original da lataria mesmo após um dano ou avaria muito grande?
A resposta é sim! E a lanternagem, com a funilaria, desempenha um papel central neste tipo de cuidado.
A lanternagem e a funilaria conseguem recuperar a estética automotiva mesmo em situações de impacto profundo.
A lanternagem consiste em desamassar uma parte da lataria afetada por danos ou impactos.
Isso é feito com o auxílio de ferramentas específicas que recuperam o formato original da lataria, com o uso das técnicas adequadas.
Entretanto, a lanternagem é apenas uma etapa dos processos de recuperação automotiva, como o martelinho de ouro e a funilaria. Isso porque, após desamassar a lataria, é necessário dar o acabamento e refazer a pintura, na maioria dos casos.
E o que é funilaria?
A funilaria é um processo mais complexo e completo que visa a reconstrução de partes danificadas do automóvel.
Muitas vezes, uma parte do carro não pode ser simplesmente desamassada, por estar rompida ou totalmente comprometida.
Assim, a funilaria entra em ação para reconstruir esta parte da lataria do zero. Em seguida, é necessário realizar o acabamento e, posteriormente, a pintura desta peça, antes que ela seja recolocada no automóvel.
Assim, entende-se que a lanternagem é uma etapa da funilaria.
A lataria tem função estética e prática no desempenho do veículo. De um lado, sua boa conservação garante um preço melhor na hora de revender, além de deixar uma ótima aparência para quem curte seu automóvel.
Além disso, a lataria tem uma funcionalidade protetora para os passageiros e também aerodinâmica para a performance do veículo. Desse modo, qualquer problema que envolva essa parte do carro deve ser consertado o mais rapidamente possível.
Equipe Motor 100