A manutenção dos cabos de velas de um veículo é algo que costuma passar na maioria das vezes despercebido.
No entanto, é primordial que o dono do veículo saiba que essa checagem é imprescindível para o bom desempenho do carro, bem como uma melhor durabilidade de outros componentes do sistema do automóvel.
Assim, os cabos de vela são parte do sistema de ignição do veículo, e esse sistema é vital para o desempenho eficiente. Apesar da importância, é válido dizer que além dos cabos, as velas do sistema de ignição também são peças fundamentais.
Sabendo da relevância da manutenção desses cabos, nós da Motor 100, preparamos este artigo com inúmeras informações acerca deste assunto que não é tão abordado, mas que é de suma importância.
Portanto, para ficar por dentro do que você deve fazer para realizar a manutenção adequada dos cabos de vela do seu carro, continue com a leitura!
Cabos de velas com problemas
Oscabos de vela do veículo são itens responsáveis pela passagem da tensão da bateria até as velas de ignição, essas por sua vez, geram as faíscas que faz com que haja a queima de ar- combustível que ativa os pistões do carro.
Assim, podemos dizer que sua principal função é levar a corrente elétrica de um ponto a outro (bateria até a vela de ignição). Ocorre aí a queima que faz com que haja a troca de calor com o motor, e assim o carro funcione como se deve.
Sabendo disso, pode-se resumir que quando os cabos de velas encontram-se danificados, eles podem fazer com que o carro não ligue. Ou seja: tanto a partida quanto o motor do veículo serão prejudicados.
Fique atento!
Para identificar os principais problemas nos cabos de velas é primordial que se tenha atenção nos mesmos, rachaduras, encaixe inadequado, cabos de velas danificados ou ressecados podem ocasionar uma má fuga da corrente elétrica.
A oxidação desse item também pode interferir diretamente no funcionamento, minimizando as chances de conexão. Portanto, é imprescindível realizar a manutenção dos cabos de vela do seu veículo sempre no período correto.
Recomenda-se, pela maioria das montadoras e fabricantes de veículos, a troca dos cabos de vela em períodos de uso que variam entre 10 mil e 15 mil quilômetros rodados. Um dos maiores benefícios da troca adequada dos cabos de vela é a garantia de viagens mais tranquilas e sem inoportunos.
É importante salientar que ao insistir no uso de um cabo de vela com o seu prazo de tempo já vencido, o aumento no consumo de combustível é considerável, resultando em um prejuízo financeiro.
Gostou desse conteúdo e quer continuar por dentro deste e de assuntos similares? Acesse a página da Motor 100 no Instagram e siga o nosso perfil.
Para conferir os melhores preços do mercado e realizar a compra segura das suas velas de ignição e de cabos de vela, clique aqui!
Equipe Motor 100