O capacitor é um dos principais componentes dos aparelhos eletrônicos, e se encontra presente no ar-condicionado.
De modo geral, preciso muita atenção com a peça, justamente para que ela não danifique e cause dores de cabeça desnecessárias.
Além disso, os capacitores são peças que se não estiverem funcionando bem comprometem a qualidade e a funcionalidade dos equipamentos, por isso, manter a manutenção em dias é uma das principais maneiras de prevenir danos maiores.
Vamos falar mais sobre isso a seguir, confira!
O que são capacitores?
Antes de mais nada, é importante conhecermos um pouco mais sobre os capacitores, já que ele está presente na maioria dos eletrônicos do nosso dia a dia, embora seja comum ser associado apenas aos computadores.
Ele pode ser entendido como um dispositivo que tem o objetivo de armazenar cargas elétricas, possuindo dois terminais que são elaborados de modo a ficarem separados por um dielétrico, que tem como objetivo principal evitar os temidos choques elétricos.
Atualmente, é quase impossível não ter a presença de capacitores nos circuitos elétricos dos equipamentos tecnológicos, portanto, podemos afirmar que são dispositivos primordiais, principalmente nos dias atuais.
Capacitores e ar-condicionado: saiba mais
Como dissemos, os capacitores compõem a grande maioria dos eletrônicos, e com o ar-condicionado não seria diferente.
Ele está localizado na parte de condensação do aparelho, se localizando precisamente próximo a entrada de passagem da corrente elétrica, próximo também ao ventilador do aparelho.
Com relação ao ar condicionado, os capacitores possuem a função de receber as cargas elétricas e fazer uma espécie de filtragem , fazendo com que seja liberado apenas as correntes necessárias, e armazenando o que foi considerado excesso.
De modo geral, os capacitores evitam que surja uma possível sobrecarga no aparelho, o que poderia causar danos nocivos aos demais componentes do ar condicionado, prejudicando o seu funcionamento e qualidade, que é o que acontece quando o capacitor não está funcionando bem.
Como saber se o capacitor do ar-condicionado está ruim?
Como dito acima, os capacitores podem se danificar com uma certa facilidade, mas são simples de serem resolvidos com a ajuda de um técnico especializado, por isso, é primordial que ao menor sinal de defeito o profissional seja solicitado.
Eles podem vir a se danificar por dois motivos principais, sendo eles: quando não há capacidade suficiente de armazenar as cargas elétricas e também quando a corrente elétrica costuma variar com uma frequência alta.
Alguns sinais são emitidos pelo aparelho de ar-condicionado quando os capacitores não estão funcionando corretamente.
Os principais são notar que o equipamento não está gelando e nem esquentando, perceber que o barulho do aparelho diminuiu ou não está produzindo nenhum som, além do dreno seco, ou seja, sem pingar nenhuma gota de água.
Ao notar qualquer um desses sinais, a visita de um técnico é fundamental, pois ele saberá medir através de um aparelho chamado capacímetro, se ocorreu de fato algum defeito no funcionamento dos capacitores.
A principal indicação, nos casos em que os capacitores estragaram, é realizar a troca o quanto antes, justamente também como forma de prevenir danos maiores a outros componentes do aparelho.
Equipe Motor 100