De uma coisa é certa, todo proprietário de carro já ouviu falar em algum momento sobre a junta do cabeçote, dado a sua importância para o pleno funcionamento do carro, já que ela é um componente fundamental do sistema que envolve o motor do carro.
Entretanto, embora seja um termo comum, não é todo motorista que entende bem as especificidades da junta de cabeçote, e por isso, nem sempre é possível reconhecer quando a peça apresenta algum dano.
Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre o assunto e entender melhor como reconhecer se a junta do cabeçote queimou, fato que pode comprometer o bom funcionamento do motor do carro, confira a seguir!
Junta do cabeçote: do que se trata?
Como dito acima, a junta do cabeçote é um componente do motor do veículo, possuindo como função a vedação entre o bloco do motor com o próprio cabeçote, esse processo evita o vazamento de combustão e de líquidos.
Além disso, a junta do cabeçote possui a função de tornar possível a lubrificação do motor e manter o sistema refrigerado da forma correta.
De modo geral, ele se localiza na parte superior do motor, fazendo a função quase de “cabeça do motor”, responsável por garantir que todo o restante da engrenagem funcione de maneira harmoniosa, caso contrário, o veículo pode vir a apresentar uma série de complicações que prejudicam a sua performance.
Como saber se a peça queimou?
Uma dessas complicações pode ocorrer quando a junta do cabeçote queimar, por isso, é importante saber compreender os sinais do veículo e procurar solucionar da forma mais assertiva possível.
De modo geral, ela pode vir a queimar quando ocorre um processo de superaquecimento do motor, ou seja, quando este é submetido a temperaturas mais altas do que consegue suportar, e por isso, a junta do cabeçote acaba não suportando o aquecimento e pode queimar.
Alguns sinais mais imediatos que o carro pode apresentar são facilmente notados por motoristas mais experientes, por isso é primordial ficar sempre atento. Sem dúvidas, o sinal mais perceptivo é o surgimento de fumaça intensa no cano de escape, além disso, o motor também pode vir a apresentar falhas com frequência.
Outro sinal bastante perceptível é a indicação no painel de alta temperatura, seguidos por vela de ignição úmida e também pode ser percebido a redução rápida de água no radiador do veículo.
O que fazer quando notar alguns desses sinais?
Embora esses sinais possam surgir quando algo na junta do cabeçote não vai bem, não é tão simples assim garantir que de fato a peça queimou.
Por isso, é primordial contar com uma ajuda especializada que saberá identificar de forma correta qual a problemática e como solucionar.
É possível que através de um aparelho chamado testador de vazamento de compressão o diagnóstico seja realizado de forma correta.
Após isso, algumas possibilidades podem ser seguidas para consertar o problema, entre elas podemos citar: retífica do cabeçote, retífica do bloco de motor ou então a substituição da junta.
Agora que você já sabe a importância da junta do cabeçote, não deixe seu veículo na mão, acesse a loja da Motor 100 clicando no link e confira as nossas opções em peças para o seu automóvel!
Equipe Motor 100