Uma ótima gestão de estoque é fundamental para qualquer empresa, principalmente para uma oficina, que pega diversos serviços diariamente.
Existem diversas etapas que são fundamentais para a administração de uma oficina, inclusive a organização das mercadorias, afinal, não fazer isso é uma das maiores causas da perda de dinheiro em empresas.
Por esse motivo, no post de hoje separamos algumas dicas fundamentais para melhorar o estoque da sua oficina.
Registre a entrada e saída de produtos
Engineer working choosing a part for replacement
A primeira coisa que você precisa fazer para melhorar o estoque da sua oficina é realizar o registro de entrada e saída de produtos. Para tomar decisões acerca da compra de mais mercadorias, é preciso ter o controle não só do que foi vendido, mas também do que está em estoque e do que está para ser entregue.
Por esse motivo, ao comprar materiais para sua empresa, recomendamos que registre os valores da aquisição e lance-os no sistema. Além disso, toda vez que sai algum produto, também é preciso realizar o registro.
Realize inventários regularmente
Mesmo acompanhando bem a entrada e saída de mercadorias, alguns erros podem acabar passando despercebidos na hora de registrar. Para que isso não cause transtorno e nem prejudique financeiramente sua oficina, é importante ter uma agenda de inventário. Isso ajuda a facilitar bastante sua gestão de estoque.
Para fazer isso, você deve realizar a contagem de produtos que há na sua oficina manualmente e comprar com a quantidade que está nos registros e no sistema. Com isso, você vai conseguir verificar se há algum erro, além de mostrar se tem saída de mercadoria inesperada. Caso tenha muito disso, é preciso tomar alguma atitude.
Para melhorar a gestão de estoque da sua oficina, você também pode categorizar as peças
Outro ponto importante para fazer uma ótima gestão de estoque é categorizar as peças da sua oficina. Para isso, você pode classificar em A,B e C, da seguinte maneira:
- A – Elas podem ser correspondentes às mercadorias mais importantes da sua oficina, levando em consideração o valor ou o volume de venda da peça, representando 20% e tendo um retorno de 80%;
- B – Essa categoria é importante para colocar as peças que são intermediárias em questão de valor e volume, podendo representar 30% do estoque e um retorno de 25%;
- C – Referindo-se aos produtos de menor quantidade, valor e importância, pode corresponder a 50% e oferecer um retorno de 10%.
Além disso, é fundamental fazer uma listagem de produtos, contendo o código do item; descrição da peça; unidade de medida; preço unitário; e o total adquirido após a venda do produto.
Depois disso, organize também suas mercadorias com base no valor que elas possuem, as de valores mais altos, no topo da sua tabela e a de valores mais baixos, no final.
Quando terminar de listar, é só categorizar como citamos acima. Outro ponto importante é ter uma boa relação com os seus fornecedores, pois isso pode ajudar para que atuem em conjunto para que ambos sejam beneficiados, como prioridade na entrega, por exemplo.
Equipe Motor 100