Saiba quais são as consequências de deixar o carro parado na primeira marcha
Os cuidados com o motor do carro são essenciais para que se possa ter tranquilidade e evitar diversos problemas. Esse é um dos componentes que mais exigem atenção em um veículo. Afinal, qualquer atitude irregular do motor pode gerar grandes danos.
Por isso, ter as melhores práticas é fundamental para manter a durabilidade e bom desempenho deste item tão importante para os veículos. E algumas das maiores dúvidas são sobre o sistema de transmissão.
Pode deixar o carro parado na primeira marcha? Pode andar com o carro na primeira marcha? Acompanhe este artigo, entenda mais sobre o assunto e veja se essas são boas atitudes ou não.
Como funciona o sistema de transmissão automotiva?
A função do sistema de transmissão é, como o próprio nome diz, transmitir força e torque do motor para as rodas, fazendo assim com que o veículo se desloque. Isso se dá por meio da seleção de marchas, mantendo a agilidade e desenvoltura do carro em diferentes situações.
O sistema de transmissão é composto de vários itens. Um dos principais é a embreagem, responsável por gerar o atrito necessário para levar a rotação do motor para o câmbio. Ela é composta por dois discos, um ligado ao motor e o outro aos demais componentes que transmitem a força para as rodas.
Esses discos são pressionados um contra o outro. Assim, quando se pisa no pedal, eles são desconectados para fazer a troca de marcha. Isso, por meio da alavanca do câmbio, local em que há um grupo de engrenagens de tamanhos diferentes que controlam a rotação e o torque enviados às rodas. Ao soltar o pedal, os discos voltam a se acoplar e o carro se movimenta.
Deixar o carro estacionado na primeira marcha é arriscado?
Um hábito muito comum de alguns motoristas é deixar o carro engatado na primeira marcha ao estacionar. No entanto, essa pode não ser uma boa ideia. Afinal, é o freio de estacionamento o elemento responsável por manter o automóvel parado.
Nessas situações, a transmissão deverá permanecer em ponto morto. Essa medida é muito importante. Em caso de batidas ou empurrões pela frente ou por trás, poderá ocasionar dano ao motor ou quebra do sistema de transmissão.
Andar com o carro parado na primeira marcha prejudica o motor?
Conforme vimos, o sistema de transmissão é um conjunto que funciona para que o carro se movimente adequadamente em cada momento, levando em conta a velocidade que deverá atingir. Sendo assim, a primeira somente deve ser mantida dentro do seu limite que é de 20 km/h.
Esticar demais a marcha pode acabar gerando sérios prejuízos ao automóvel, principalmente a longo prazo. A correia dentada estará submetida a danos, até mesmo a ser arrebentada, o motor poderá ser superaquecido e o câmbio quebrar.
Manter o carro em primeira marcha, tanto ao estacionar quanto de forma contínua ao andar, pode trazer prejuízos ao motor. Por isso, é preciso ter atenção e conservar as boas práticas ao conduzir seu veículo.
É importante investir em cuidados e na realização adequada de manutenções. Por isso, sempre que for necessário realizar trocas de peças, conte com quem entende do assunto. Na Motor 100 você encontra tudo que precisa para manter seu motor funcionando em ótimas condições.
Aproveite e baixe nosso checklist para fazer a manutenção preventiva do seu automóvel.
Equipe Motor 100