O barulho no carro pode vir muitas vezes de várias situações, e essas podem exigir reparos simples que podem ser realizados até mesmo pelo motorista, ou reparos que exigem conhecimento mais avançado como mecânico experiente, por exemplo.
Em casos onde se vai comprar um carro usado ou seminovo, um dos pontos que mais merecem atenção do comprador é o motor, reparar no barulho do carro através do som do motor pode e deve ser levado em consideração.
Neste artigo, explicaremos de maneira simples de que forma você poderá identificar as possíveis causas do barulho no carro, para ficar por dentro é só continuar com a leitura deste artigo.
Barulhos no carro estranhos
Diferentemente dos seres humanos que ao ficarem doentes basta abrir a boca e falar, um veículo com problemas emite sons, mesmo que eles não sejam de fácil compreensão, é imprescindível estar atento a cada possível “sintoma” de problema do carro.
Para cada problema há um diferente barulho no carro, por isso fique atento aos amortecedores quando o barulho no carro parecer com um “toc-toc”, talvez seja a hora de trocar os amortecedores, principalmente se você perceber falta de estabilidade e trepidações.
Caso o som seja parecido com o de um vazamento, é possível que o motor esteja aquecido demasiadamente devido à falta de água no radiador. Mantenha o nível de água sempre adequado, além de verificar sempre o termômetro através do painel do carro e estar atento aos ruídos.
Você está dirigindo e sente como se algo estivesse raspando na roda? Talvez seja as pastilhas de freio, quando estão em desgaste é nítido o barulho agudo que o carro pode fazer ao pisar no freio.
Recomenda-se que as pastilhas de freio sejam trocadas regularmente, a cada 30 mil quilômetros. Se por acaso você trocar as pastilhas e ainda assim o barulho no carro persistir, pode ser que as pastilhas que foram colocadas sejam de má qualidade.
Outro som agudo no veículo pode ser ouvido quando o problema acontece pela ausência de óleo de freio na direção (hidráulica). Esse tipo de manutenção deve ser realizado a cada 10 mil km rodados, caso o limite não tenha sido atingido ainda e o barulho no carro persista pode ser que seja devido a um vazamento de óleo. Fique atento!
Quando o barulho vem do motor a preocupação aumenta
O motor é o coração e o cérebro do carro, portanto quando há barulho no carro que vem através dele a preocupação é justa. Ao ouvir um ruído de som grave, o problema pode estar no suporte do coxins que é uma almofada que tem o papel de diminuir a vibração do motor.
O barulho pode ser percebido principalmente ao passar em buracos ou lombadas, além disso, a verificação do problema pode ser facilmente confirmada checando o motor, ou provocando a torção do coxim ao puxar o freio de mão e tentar andar com o carro nessa circunstância.
Esse conteúdo ajudou você? Então cadastre-se em nosso site e confira todas as novidades disponíveis.
Equipe Motor 100