O cabeçote do seu carro, com o passar do tempo, acumula carbonização. Essa carbonização prejudica o funcionamento correto do motor. Mas você sabe qual a função do cabeçote?
O que é um cabeçote?
Um cabeçote é, basicamente, a tampa superior do motor, uma estrutura que cobre o local onde ficam cilindros e pistões, formando a câmara de combustão onde ocorre a queima da mistura ar-combustível.
Na prática, o cabeçote do motor é uma estrutura maciça, fabricada em liga metálica, de alta durabilidade e resistência à pressão e ao calor constantes.
Quais as partes de um cabeçote
Os componentes fundamentais de um cabeçote são:
- Corpo;
- Guias de válvulas;
- Sedes de válvulas.
Corpo
O corpo do cabeçote é a base de montagem das demais peças. Um bloco com superfície plana para se unir ao bloco do motor e, deste modo, vedar o sistema de compressão do carro.
Guias de Válvula
As guias de válvula contam com uma forma alongada, que se estende da extremidade superior até a inferior da haste da válvula. São fabricadas em ligas de cobre, bronze ou uma liga fundida de baixa fricção, garantindo o mínimo de atrito com a válvula. Não são lubrificadas e, para evitar o acúmulo de óleo, é comum que sua ponta superior seja cônica, além de usarem retentores de válvula.
Sede de Válvulas
Feito em forma cônica, sobre a sede é colocada a contra-sede das válvulas. Ambas encaixadas sob pressão. A perfeita instalação é garantido através do ângulo de inclinação das sedes e contra-sedes, que são iguais.
Lavagem do cabeçote, como fazer:
Dicas para limpar o cabeçote do motor de um carro:
- Realizar uma limpeza regular;
- Utilizar métodos de limpeza automatizados e manuais;
- Empregar uma solução de biorremediação;
- Limpar com os tanques quentes;
- Permitir a circulação do fluido de limpeza;
- Aplicar pulverizadores a jato.
Em alguns casos, quanto ao cabeçote, ao bloco do motor e dependendo do nível de carbonização, assim como do nível de borra, é necessário um banho químico para retirada do material contaminante.
Como retirar a carbonização
A carbonização é mais comum em motores que não possuem injeção eletrônica de combustível. Em casos mais graves, a carbonização dificulta o funcionamento do cabeçote. Com isso, a parte responsável pela força do motor é comprometida por conta da carbonização.
Manter a lavagem do seu motor em dia é muito importante. Tanto por fora, quanto por dentro. Quer receber mais dicas sobre o motor do seu veículo? Assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade!
Equipe Motor 100