A seta e o pisca alerta não funcionam? Entenda quais são os principais problemas que podem ter ocorrido!
Peças fundamentais para conduzir o veículo com segurança, o pisca alerta e a seta são utilizadas para mostrar aos outros carros que estão na mesma via que o usuário da função está se mobilizando ou até mesmo em uma situação de emergência, e que o condutor quer entrar à direita ou à esquerda, respectivamente.
Com isso, por serem componentes essenciais para a segurança de todos que estão dentro do automóvel, é importante estar sempre atento a qualquer sinal de defeito que pode vir a ocorrer.
Além disso, é fundamental ter em mente que, caso as setas e o pisca alerta não estiverem funcionando, é possível que o motorista seja multado, caso seja parado em uma blitz, que podem dar até 4 pontos na carteira, além de precisar pagar um valor de 130 reais, mas quais são as causas para isso acontecer?
O que pode fazer com que a seta e o pisca alerta parem de funcionar?
A principal causa deste defeito está relacionada a uma falha no relê, que é responsável por fazer esses componentes ligar e desligar. Caso isso aconteça, você pode resolver através da troca da peça.
No entanto, é preciso ficar atento, pois além dessa causa, o defeito também pode estar relacionado ao botão do pisca alerta ou mesmo por conta de uma queima de fusível, além de defeito no alarme. Por esse motivo, é muito importante entender o funcionamento do mecanismo da seta e do pisca alerta antes de resolver o problema.
Qual é o mecanismo da seta e do pisca alerta no carro?
Antes de entender por que a seta e o pisca alerta não funcionam é fundamental ter em mente que esses componentes utilizam um mesmo circuito elétrico, dividindo as luzes que indicam a direção. Contudo, os relês e os fusíveis são diferentes, mas ainda há a possibilidade de um acabar afetando o outro, mesmo tendo funcionalidade própria.
Com isso, quando a seta e o pisca alerta param de funcionar, é muito comum ver o primeiro componente não acender para nenhuma direção, um alerta de problemas ou até mesmo uma indicação no painel, com uma luz esverdeada mostrando que há problemas na seta, mas como identificar qual o problema que é preciso resolver?
Como identificar o problema que há na seta e no pisca alerta?
Como citado anteriormente, a seta e o pisca alerta são fundamentais para a segurança de todos que estão no veículo. Os problemas que acontecem nesses componentes, além das causas que indicamos acima, também podem ser causados por problemas secundários, que precisam ser investigados.
Um deles, por exemplo, tem a ver com o botão do pisca alerta. Como os dois componentes são ligados pelo mesmo sistema elétrico, se há uma falha nesse botão, pode acabar afetando a seta também. Na maioria das vezes, as causas disso são mau contato.
Por esse motivo, é importante realizar um teste. Para isso, ligue a seta e mexa na tecla do alerta. Caso o indicador de direção esteja funcionando, o problema está relacionado ao botão.
Outra causa pode ser o relê do pisca alerta queimado. Para verificar isso, você precisa reparar na luz de LED. Ela indica que o dispositivo está ligado. Caso não esteja acesa, é possível que o problema seja nesse componente.
Além disso, o fusível também pode ser a causa do problema. Cada um possui o seu próprio. Quando ele está queimado, os componentes para de funcionar. Essa queima pode ser dada quando há um curto-circuito ou problema em alguma falha na parte elétrica.
Caso seja o fusível, será preciso realizar a troca do que não está funcionando. Para isso, basta abrir o painel e verificar os que estão relacionados a seta ou ao pisca alerta.
Outro parte do veículo que pode interferir e gerar problemas é o alarme, caso haja um curto-circuito ou ele esteja com mau contato.
Equipe Motor 100