Não fique parado na estrada por falta de cuidado; saiba mais
Final de ano chegando e, junto com ele, aquela viagem esperada desde fevereiro, não é mesmo? E você, já fez a revisão do seu veículo para colocar o pé na estrada com toda a tranquilidade?
Realizar uma revisão preventiva em seu veículo é importante, tanto para ter a manutenção em dia quanto para evitar imprevistos. Além disso, é uma forma de aumentar o seu valor de mercado.
A revisão do carro permite diagnosticar a saúde do automóvel. São revistos o funcionamento e conservação de diversos componentes elétricos e mecânicos. Caso sejam detectados problemas ou alguma falha no desempenho desses itens, eles podem ser substituídos antes que um dano maior ocorra ao carro, evitando também gastos maiores.
Hoje nós, da Motor 100, vamos te mostrar os cuidados que você precisa ter com o seu veículo. Acompanhe conosco e boa leitura!
VAI VIAJAR? FIQUE ATENTO À REVISÃO DO CARRO
Quando estamos nos preparando para aquela tão esperada viagem de final de ano, que geralmente é a mais longa do período, não desejamos passar por apuros como o motor fervendo, um pneu furado e não estar com o estepe em ordem e, menos ainda, fundir o motor por falta de lubrificação.
Todos sabemos que, mesmo tomando todas as precauções necessárias, imprevistos acontecem. Então, sempre tenha no seu carro esses itens:
- Chave de roda;
- Triângulo de sinalização;
- Macaco.
Apesar de ficarem muitas vezes sem uso, ou até mesmo abandonados no porta-malas, é terminantemente proibido pegar estrada sem eles. Por isso, confira se todos eles estão funcionando corretamente. Afinal, você não pode ficar na mão durante a viagem caso precise deles.
Fluidos
Em viagens longas, o motor gera bastante esforço e precisa estar com todos seus fluidos em dia. O que pode evitar problemas de superaquecimento, por exemplo.
Alguns fluidos mais comuns do seu carro podem ser verificados em casa mesmo. Este é o caso do fluido de arrefecimento, responsável por manter o motor trabalhando em uma temperatura segura.
O óleo do motor deve estar dentro dos limites especificados na vareta de óleo do carro, como também pela quilometragem que já foi rodada desde a última troca.
Em casos de viagem de longa distância, é recomendado que seja feita a troca do óleo e do filtro para que o funcionamento do motor seja mais eficiente.
Agora, fluidos de câmbio, por exemplo, precisam ser verificados por um profissional.
Fluidos que podem ser verificados em casa:
- líquido de arrefecimento;
- óleo do motor;
- fluido de freio;
- direção hidráulica;
- nível do combustível do reservatório de partida a frio, para carros flex.
Pneus
A verificação do estado dos pneus antes de viajar é muito importante, assim como a do estepe, que deve estar em ordem para uma emergência. O nível de vida útil do pneu deve ser verificado pela marcação entre os sulcos neles presente. De acordo com a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito, os sulcos do pneu devem ter no mínimo 1,6 mm de profundidade. Então, não deixe que um detalhe acabe com a sua viagem!
Quer saber mais sobre como preparar seu automóvel para a viagem do final de ano? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as dicas sobre o setor!
Equipe Motor 100