O que é o corpo de borboleta?
O corpo de borboleta é uma peça responsável pela admissão de ar, controlada pelo sistema elétrico do carro, de acordo com a aceleração do pedal. Antigamente, era o carburador que fazia esse controle de necessidade de admissão de ar para o motor.
Como funciona o corpo de borboleta?
Os primeiros corpos de borboleta eram de funcionamento mecânico, pelo cabo do acelerador e do atuador de marcha lenta. O cabo do acelerador era o responsável pela quantidade de ar que seria admitida e o sensor de posição da borboleta monitorava o ângulo de abertura da borboleta.
Essa informação foi enviada à ECU, que calculou a quantidade de combustível a ser injetada com base na quantidade de ar que entrava. O motor de marcha lenta controla a abertura com um motor de passo (by-pass), através do qual passa uma quantidade suficiente de ar mesmo quando o acelerador está fechado.
Com a evolução do mercado automotivo, o corpo do acelerador não é mais controlado pelo cabo do acelerador, mas sim pela ECU, que também controla a marcha lenta. O pedal do acelerador possui um sensor chamado potenciômetro que quando acionado envia uma resistência e envia um sinal para a ECU.
A velocidade do ar de admissão é controlada por diversos sensores do motor, como o sensor MAF, sensor de temperatura de ar, dentre outros. O mais importante deles é a sonda lambda que informa à ECU se a mistura ar-combustível é “rica” ou “pobre”, com isso a ECU recebe a informação e injeta a quantidade correta de combustível.
Quais os principais problemas do corpo de borboleta?
Vamos começar pelo problema mais comum encontrado nessa peça, a sujeira! Necessariamente, o que a afeta é o acúmulo de sujeira nos orifícios calibrados e pequenos espaços entre a borboleta, assim como as paredes do corpo. Costumam ser pequenas partículas que passam pelo filtro de ar ou por um escape. Os vapores de óleo e combustível, que são reaproveitados pelo motor, também costumam se acumular dentro do corpo de borboleta. Esse problema é bem comum e difícil de detectar sem desmontar a caixa de ar e as mangueiras. Tal defeito pode causar falhas que afetam a dirigibilidade do veículo. Os principais sintomas que o veículo apresenta quando esse problema está acontecendo é o consumo excessivo de combustível e a queda de potência do motor.
Quando é necessário a troca da peça?
No caso, é necessário levar até um mecânico de sua confiança para uma análise mais correta, pois o desgaste da peça tem que ser levado em consideração. E, em alguns casos, apenas uma limpeza e lubrificação do conjunto já é o necessário para o melhor desempenho do seu motor.
Onde compra um corpo de borboletas?
Aqui, no Motor 100, trabalhamos com a maior variedade de peças do mercado!
São mais de 25 anos atuando no mercado de peças automotivas para te ajudar a encontrar tudo que for necessário para seu reparo ou manutenção preventiva. Acesse o nosso site e confira!
Equipe Motor 100