Não é nada agradável ter o pneu murcho no meio do trânsito, menos ainda ter que trocá-lo, convenhamos. E, ainda que os pneus do seu carro contem com a tecnologia run flat — que confere a autonomia de rodagem sem pressão de ar até 80 quilômetros, a 80 km/h — ou seu carro tenha o kit reparo, essa tarefa pode vir a ser inevitável.
A maioria das seguradoras oferece esse serviço gratuitamente, mas nem todos têm apólice ou estão preparados para esperar a ajuda chegar. Aprender a trocar pneus lhe dará agilidade e é vantajoso para quem não quer pedir ajuda a desconhecidos. O bom é que esta não é uma tarefa complicada e você mesmo pode trocar o pneu — tudo que você precisa é do equipamento certo e determinação.
Antes de pegar a estrada, a recomendação é verificar a situação do estepe. Confira se o estepe está de acordo com as especificações do carro. Analise também se está devidamente calibrado. O estepe deverá estar, inclusive, em local de fácil acesso. Mantenha seu estepe e demais pneus do carro no padrão recomendado. Vamos às demais dicas?
Estacione o seu carro em um lugar seguro
Se possível, estacione o carro longe da estrada. A opção mais segura é encontrar uma superfície que impeça o deslizamento do veículo. Priorize áreas planas e claras com espaço livre ao redor do carro. Quando não houver alternativas seguras para os ocupantes fora do veículo, eles devem permanecer sentados com os cintos de segurança afivelados. Isso lhes dá proteção no caso, como outro carro colidindo com o seu.
Sinalize o local e o veículo
O triângulo refletivo é um elemento de segurança essencial para paradas de emergência e seu uso é obrigatório. Sua distância do carro depende da velocidade da estrada em que você está viajando: quanto mais rápido, mais longe precisa estar. O recomendável é que esteja a, pelo menos, 30 metros de distância do carro.
Se o carro estiver em uma curva ou local escondido, você também pode usar um pequeno galho de árvore na estrada — nunca uma pedra! — para avisar os outros condutores da presença de um veículo parado à frente. Ligue o pisca-alerta imediatamente!
Organize os acessórios
Uma vez acionado o freio de mão e a primeira marcha, comece a trocar o pneu separando todos os acessórios necessários: roda sobressalente, macaco e chave de rodas. Coloque o macaco em contato com a parte metálica do carro, não com a parte plástica que pode quebrar. Se você não souber a localização exata, consulte o manual do proprietário.
Hora de afrouxar os parafusos
Com o veículo ainda no solo, é momento de afrouxar ligeiramente os parafusos das rodas. Para aqueles com menos força, um truque é colocar uma chave nos parafusos e subir com um dos pés sobre eles, usando gradualmente o peso para soltá-los. Encoste-se ao veículo ao realizar este movimento e não pule, para evitar que a chave se solte e você caia.
Suspenda o seu veículo e troque o pneu
Posicione o macaco no ponto de fixação mais próximo da roda a ser trocada. Esta localização é geralmente identificada por um triângulo na base ou uma figura clara no chão. Como o pneu está furado, é necessário subir mais alguns centímetros, mesmo que a borracha já tenha se separado do asfalto.
Após levantar o veículo, coloque a roda sobressalente próxima ao macaco. Essa roda funcionará como um calço em caso de movimento do veículo e, além de prevenir acidentes graves, também ajudará a proteger o veículo se o macaco estiver solto.
Termine de retirar os parafusos, coloque-os próximos e retire o pneu furado. Coloque o pneu furado sob o veículo para proteção extra para você e seu veículo.
Colocar um pneu novo é um pouco mais complicado porque ele estará mais pesado. Muitos veículos têm uma pequena barra guia no centro do tambor ou disco para apoiar as rodas, mas outros requerem um pequeno pino guia temporário para facilitar o trabalho.
Aperte primeiro as porcas na mão. Quando terminar com a chave, aperte as porcas cruzadas. Este método garante uma fixação ideal da roda e evita possíveis deflexões para a esquerda, quando o metal é dobrado devido à pressão desigual exercida pela porca.
Abaixe o carro
Remova o pneu furado que o apoia e abaixe lentamente o veículo até que o macaco esteja completamente fora do chão. Este é o momento de fazer o aperto final das porcas. Faça-o, com todo o cuidado. Use, de preferência, a força de seus próprios braços.
Coloque o pneu furado no lugar do estepe, guarde o equipamento e retire os triângulos e outros objetos que possam ter deixado na estrada. Lembre-se que mesmo que o estepe seja do mesmo tamanho dos outros pneus, ele ainda deve ser usado temporariamente.
Usar pneus mais novos que os outros três mudará o comportamento do veículo e possivelmente causará um acidente. Ao levar o veículo à oficina, certifique-se de que a roda original esteja aparafusada com o torque específico indicado pelo fabricante no manual.
Equipe Motor 100