Entenda o que você pode fazer para evitar problemas na hora de calibrar o seu carro!
Os pneus são partes fundamentais para um bom funcionamento do veículo e, por esse motivo, precisam de um ótimo cuidado. Uma das formas de fazer isso, é calibrando-o regularmente, quando necessário.
Quando calibrado corretamente, o peso do veículo é distribuído adequadamente sobre as rodas do automóvel. Com isso, o carro consegue rodar mais tranquilo e gasta muito menos combustível.
No entanto, quando você deixa de calibrar corretamente os pneus e com bastante regularidade, a vida útil dele pode ser bastante reduzida, para cerca de 45% e o nível de consumo pode aumentar significativamente, cerca de 4%.
Além disso, sem a calibragem, traz mais risco para a segurança do condutor e dos passageiros do veículo. Por esse motivo, é importante saber como evitar problemas na hora de calibrar o seu carro, mas como?
Quais são os problemas que podem ocorrer?
Existem duas situações que podem trazer diversos problemas para o veículo na hora de calibrar os pneus. A primeira é quando não há pressão o suficiente e a segunda é quando há excesso dela, mas quais são os problemas que isso pode gerar?
O que acontece quando não há tanta pressão nos pneus do automóvel?
Um dos principais problemas na hora de calibrar o carro quando não há tanta pressão nos pneus é que o veículo fica muito mais vulnerável à aquaplanagem. Isso acontece porque as rodas estão diretamente ligadas a aerodinâmica do carro.
Por esse motivo, se houver algum tipo de variação na pressão, pode acabar alterando o desempenho do seu veículo. Sendo assim, quando falta calibragem ou quando ele está murcho, sua área de contato com o solo aumenta significativamente. Isso faz com que o veículo empurre a água e crie a aquaplanagem.
Para explicar o outro problema que pode acontecer se na hora de equilibrar o carro estiver sem pressão, vamos começar com uma pergunta. Você sabia que há casos em que os pneus saem da roda? Pois é. Caso o veículo esteja mais pesado e em uma curva, mas a pressão está baixa, pode acontecer isso, um processo conhecido como detalonamento, mas se eles estiverem muito cheios, o que acontece?
O que acontece se os pneus estiverem com excesso de pressão?
Para explicar melhor sobre os problemas na hora de calibrar o carro, a primeira coisa que você precisa entender é que a lateral do pneu, segundo alguns especialistas, carrega a maior parte da carga do veículo. Sendo assim, se calibrar em excesso, essa parte do automóvel pode levantar e diminuir o contato com o solo, o que causa problemas na hora da frenagem.
Além disso, outro problema que precisamos ressaltar é que, quando a calibragem está com muita pressão, pode causar diversos danos à carroceria do carro, principalmente de picapes. Para que isso não aconteça, é importante entender que a pressão só deve ser maior quando há algo nesse veículo, mas quando estiver vazio, os pneus precisam ser um pouco esvaziados.
Outras dicas sobre calibragem de pneus
Além dos problemas que podem acontecer se a pressão estiver em excesso ou muito baixa é importante trazermos algumas informações a mais. Por exemplo, você sabia que a cada libra a menos no pneu do que o ideal, o consumo de combustível pode aumentar 0,3%, e se você viaja bastante, o ideal é calibrar de 3 a 4 dias.
Equipe Motor 100