Existem diversas armadilhas que você pode cair quando precisar trocar o óleo. O óleo é fundamental para o motor do seu veículo. Ele ajuda a lubrificar todas as partes do componente e ajuda a manter sua temperatura. Por esse motivo, fazer verificações recorrentes é muito importante. No entanto, é preciso ficar atento a algumas armadilhas sobre essa troca.
Muitas vezes, os motoristas param para abastecer o seu veículo e algum frentista pergunta se quer que verifique o nível de óleo no motor. Dependendo do tanto de tempo que foi feita a última verificação, muitos aceitam.
Logo em seguida, a pessoa que verificou vem com a vareta mostrando que falta metade, perguntando se quer completar. No entanto, isso pode ser uma armadilha. É importante tomar cuidado.
Isso porque, esse meio litro que está “faltando” na verdade está nas galerias do motor, local por onde o líquido passa para lubrificar algumas partes móveis, como o cabeçote, pistões, turbos, entre outros. Quando o frentista põe a vareta, a medição é feita através do carter e o óleo demora alguns minutos até chegar lá.
É importante salientar que segundo alguns especialistas, esse componente usa pouco desse líquido lubrificante, gastando meio litro a cada 10 ou 20 mil quilômetros rodados, mas como faz a verificação corretamente do óleo do motor?
Como fazer a verificação corretamente para ver se precisa da troca de óleo?
Para medir corretamente o nível do óleo do motor do seu veículo, a primeira coisa que você precisa fazer é deixá-lo em repouso por pelo menos 30 minutos. Além disso, é importante que ele esteja em uma superfície plana e, apesar de alguns medirem enquanto o carro está quente, é recomendado que meça quando estiver frio.
É fundamental ter em mente que a vareta que se utiliza na verificação existem duas marcas: a de mínimo e a de máximo. Sendo assim, quando puxasse o medidor e ele estivesse abaixo da primeira linha, poderia ser realmente completado, no entanto, isso pode acabar gerando alguns problemas.
Quais são os riscos que seu automóvel pode correr ao completar com o óleo?
Como citado anteriormente, não recomendamos que você complete o óleo mesmo quando estiver abaixo da linha mínima da vareta de medição. Isso porque existem diversas marcas e tipos desses lubrificantes.
Com isso, se o frentista completar com um diferente do que está sendo utilizado no veículo, pode acabar trazendo diversos problemas, levando até a perda do seu motor.
Além disso, também é preciso entender por que o líquido diminuiu. Por esse motivo, recomendamos que, caso esteja abaixo da linha mínima da vareta, faça a troca de óleo e leve o automóvel na oficina, pois pode estar ocorrendo algum vazamento.
No entanto, caso precise de uma solução urgente, completar pode ser uma solução, mas é preciso que você fale com o frentista para que ele complete com o tipo do lubrificante do seu automóvel.
Existem quantos tipos de óleo lubrificante de óleo?
Outro ponto importante para conseguir realizar a troca de óleo é entender que existem três tipos de lubrificantes. O primeiro deles, conhecido como minerais, é feito com o refino do petróleo, somando a alguns aditivos.
Existem também os óleos sintéticos e semissintéticos. Um é produzido a partir do refino severo do petróleo com os aditivos e o outro é feito com a mistura dos óleos minerais com os sintéticos, somando os aditivos.
Equipe Motor 100