A chupeta na bateria é fundamental para que o carro consiga voltar a dar partida. Imagina a seguinte situação. Você acorda para ir trabalhar. O relógio despertou um pouco mais tarde, então acredita que chegará um pouco mais tarde do que o de costume.
Depois de se arrumar, a única coisa que precisa fazer é entrar no carro e ir. No entanto, quando vai dar partida, o carro não dá nem sinal de que o motor vai ligar. Isso acontece com muitos motoristas. Alguns ficam bastante preocupados imaginando inúmeros problemas que podem ter acontecido e as causas dele.
Contudo, a primeira coisa a se fazer quando isso acontece é manter a calma. Pode ser que isso tudo seja muito mais simples do que parece. Isso porque, um dos principais motivos para o carro não pegar é a bateria arriada.
Caso seja isso, que é o mais provável, pode ser resolvido em poucos minutos, através de uma chupeta na bateria, mas o que é esse procedimento e como realizá-lo?
Por que a bateria pode fazer com que o carro não ligue?
Para entender melhor sobre esse procedimento, é importante ter em mente que a bateria armazena energia química que é convertida em elétrica, sendo enviada para alguns componentes do automóvel. Sendo assim, ela é fundamental para dar partida e ligar os sistemas elétricos, como os faróis, painel, rádio, dentre outros.
Para que isso seja possível, a bateria é carregada através do alternador do carro, ou seja, somente quando está ligado. Com isso, quando está desligado, não acontece o recarregamento.
No entanto, muitos motoristas, quando saem do veículo, muitas vezes esquecem algum componente elétrico ligado, como os faróis ou mesmo o rádio, e isso faz com que o componente descarregue, não tendo forças para dar partida quando necessário. Além disso, quando o carro fica parado por muito tempo, a bateria também pode arriar.
Contudo, fique calmo. Como citado anteriormente, esse problema pode ser resolvido em pouco tempo, menos de 10 minutos, através de um procedimento de chupeta. Para que isso seja possível, precisa apenas de um cabo transmissor de carga e um outro automóvel com a mesma amperagem que o seu, mas como fazer a chupeta na bateria?
Como fazer a chupeta na bateria do seu carro?
A primeira coisa que você deve fazer para realizar a chupeta na bateria é colocar uma das pontas do cabo no polo positivo do componente arriado e a outra no polo positivo da bateria que vai auxiliar na recarga. Depois, faça a mesma coisa com os negativos.
É importante que isso seja feito primeiro pela bateria que não está com carga, pois isso acaba evitando riscos de descarga elétrica e choque na pessoa que está realizando o procedimento.
Outro ponto fundamental a ter em mente na hora de realizar chupeta na bateria do seu carro é que existem duas cores nesse cabo de transmissão. A vermelha e a preta. Se colocar uma delas no polo positivo do componente arriado, precisa ser a mesma no polo da bateria auxiliar.
Esse processo vai fazer com que seja transmitido um pouco de carga entre elas, o necessário para que consiga dar partida no carro. O restante vai carregando conforme o veículo for rodando.
Equipe Motor 100