O carro é sem dúvidas um grande facilitador na vida de uma pessoa com a rotina corrida, por isso, tê-lo sempre em bom estado é o que a maioria busca, contudo muitas pessoas se esquecem de realizar a manutenção do veículo e isso pode acabar afetando não só o bolso do dono, mas também a vida de uma forma geral..
A manutenção de um carro com mecânica em dia é de extrema importância e pode evitar que o dono tenha grandes problemas e até mesmo coloque em risco a sua própria segurança. Sabendo da importância da manutenção, separamos 6 dicas essenciais para manter o carro com a mecânica em dia; confira!
Como manter o carro com a mecânica em dia?
Manter o veículo com a mecânica em dia pode ser um trabalho a mais, mas evita problemas e garante o bom funcionamento do automóvel.
Veja quais são as principais situações que devem ser seguidas a fim de evitar danos não só ao motor, mas também às partes fundamentais do carro.
1. Evite deixar o carro parado por períodos prolongados
Você pode se perguntar qual o motivo dessa orientação, mas quando uma pessoa deixa um veículo por muito tempo parado, sem utilizá-lo, pode influenciar na descarga total da bateria, uma sugestão: tente ligar o veículo sempre que puder, mantenha o tanque cheio e desligue cabos da bateria.
2. Faça a manutenção frequente do motor
Manter o motor funcionando como deve é fundamental, para isso faça revisões a cada 30 mil km rodados e verifique sempre que puder as velas, os filtros e os bicos.
3. Analise os freios
Uma dica excelente para evitar o desgaste dos freios é não descer em ponto morto, contudo é sempre importante verificar os freios com mais frequência, eles são um dos principais itens de segurança do veículo.
4. Confira sempre se a bateria funciona bem
Apesar das baterias hoje em dia serem seladas e dispensarem o uso de água, elas ainda precisam de monitoramento, observe o estado da bateria, ela é de suma importância pois é a responsável pelo armazenamento de energia.
Fique de olho nos cabos, observe se estão bem presos e limpos, além de se certificar de não terem zinabres.
5. Teste e verifique o sistema de Arrefecimento
O teste deve ser realizado periodicamente, o sistema de arrefecimento é o responsável pela refrigeração do automóvel e quando não está em situação adequada pode fazer com que o carro consuma mais combustível, e, com certeza isso é algo que ninguém quer.
Observe o nível de água no reservatório e mantenha o nível sempre adequado, respeitando os limites máximos.
6. Lubrificações frequentes
O óleo lubrificante tem prazo de validade e deve ser levado em consideração, quando ultrapassados os limites de quilometragem ele perde a capacidade e desgasta o veículo. Além disso, tem a função de lubrificar partes especiais do carro como o motor, por exemplo.
A observação do nível é feita de maneira simples, basta analisar com o motor frio e numa superfície plana se o nível está no limite do que vem especificado pela montadora.
Se você curtiu conhecer essas dicas sobre como manter seu carro com a mecânica em dia, não deixe de se cadastrar em nossa loja para ficar por dentro de todas as novidades da Motor 100.
Equipe Motor 100