Realizar o balanceamento do carro corretamente é fundamental para a segurança do veículo. O balanceamento é fundamental não só para o pleno funcionamento do veículo, mas também para a segurança do motorista e de todos os passageiros.
Quando ele não está balanceado e nem alinhado, é muito comum que a pessoa tenha uma sensação de que algo está puxando o volante para algum dos lados e que o carro está saindo da pista a todo momento.
Para que isso não aconteça, é fundamental entender como fazer o balanceamento do carro corretamente, mas como?
Primeiro, é fundamental entender para que serve o balanceamento
Para entender mais sobre como funciona o balanceamento do carro, precisamos ter em mente que ele é responsável por manter o equilíbrio do conjunto que compõe a roda e o pneu.
Quando o veículo é mandado para a oficina para realizá-lo corretamente, eles vão medir a massa desse conjunto em movimento para conseguirem saber se o peso do automóvel está distribuído de maneira bastante uniforme para toda a roda. Sendo assim, quando não há esse equilíbrio, é preciso fazer um contrapeso, mas o que pode causar esse desbalanceamento?
O que pode gerar problemas com o balanceamento do veículo?
O balanceamento de um veículo precisa de um tempo ou uma quilometragem específica para ser realizado. Contudo, há situações que isso deve ser antecipado, principalmente quando o automóvel trafega por ruas com bastantes buracos diariamente.
Geralmente, rodando nesses tipos de pisos, é muito comum que haja batida forte na hora de passar por um buraco ou mesmo em uma lombada, dependendo da velocidade e da sua altura.
Outro ponto que pode acabar fazendo o pneu do carro desbalancear é quando encostamos na calçada na hora de estacionar, além dos paralelepípedos o tempo de uso, mas como saber que os pneus necessitam de balanceamento?
Qual o momento certo de realizar o balanceamento ou mesmo o alinhamento do veículo?
Para identificar se precisa fazer o balanceamento do carro, você precisa prestar bastante atenção nele quando estiver acima de 50 quilômetros por hora, sentindo uma trepidação no volante.
Com isso, além de perceber um desgaste no pneu, o veículo também vai ter menos estabilidade, o que pode acabar colocando a segurança do motorista e de todos os passageiros quando estiver na estrada, com o perigo de causar algum acidente.
Por esse motivo, é importante prestar atenção não só nesses sintomas, mas em outras situações, como o carro chegando a 10 mil quilômetros rodados, precisar trocar os pneus por novos, algum reparo na câmara desses componentes fundamentais ou sempre que fizer o rodízio de pneus, mas quando fazer o alinhamento?
Para saber quando deve ser feito o alinhamento da roda do seu carro é um procedimento mais simples. Dirija com o veículo em linha reta e solte o volante por alguns segundos.
Caso ele vá para um dos lados, é fundamental levá-lo a uma oficina, pois é sinal que o conjunto está desalinhado. Com isso, ao levar para a manutenção, o ângulo das rodas serão colocados novamente no eixo.
Equipe Motor 100