Entender os primeiros sinais de defeito no trambulador do sistema de transmissão é fundamental para o bom funcionamento do veículo!
Atualmente, existem muitos automóveis no Brasil que possuem câmbio manual, mas a grande maioria dos carros que trafegam pelo país, mesmo que um pouco mais recentes, ainda possuem câmbio manual, ou seja, as marchas precisam ser trocadas manualmente.
Esse sistema é um dos principais dos veículos, pois ele é responsável por proporcionar a força motriz do motor para as suas rodas, permitindo que ele ande em diversas escalas de velocidades.
No entanto, de vez em quando, podem surgir alguns problemas, que são causados por diversos fatores e um deles é o defeito no trambulador, um componente fundamental para o sistema de transmissão, também conhecido como sistema de câmbio, mas o que é isso e como é possível entender os primeiros sinais de defeitos.
O que é trambulador e para que serve esse componente do automóvel?
Para que o sistema de transmissão funcione, o motorista precisa enviar um comando para o câmbio. Esse envio é feito através de um mecanismo conhecido como trambulador, que geralmente sofre desgaste natural, no entanto, caso tenha o vício de descansar a mão em cima da alavanca, o desgaste pode acelerar e você precisar trocar os componentes mais rapidamente, mas quais são os sinais de que o trambulador está com defeito?
As marchas do seu automóvel às vezes escapam?
Um dos problemas que podem acontecer no seu sistema de transmissão é, depois de engatar a marcha e sair tranquilamente com o carro, ela acaba escapando e a alavanca volta para o “ponto morto” novamente. Caso não haja nenhum barulho no câmbio, isso pode ser devido ao desgaste do mecanismo trambulador do seu automóvel.
Há algum barulho na caixa de marchas do seu veículo?
Infelizmente, as falhas no mecanismo trambulador não são tão incomuns e podem acabar gerando alguns barulhos ou mesmo dificuldade para engatar a marcha correta. Esse pode ser um dos sinais de que ele está com problemas e precisa ser trocado.
Um dos principais motivos de falhas no trambulador e desgaste mais rápido é o vício da mão na alavanca. Por esse motivo, para evitar que isso aconteça, uma ótima dica é não dirigir com a mão direita muito apoiada na alavanca, pois isso pode causar inúmeros problemas.
Quando e como trocar?
Quando você estiver percebendo sinais de falhas no trambulador do sistema de transmissão do seu automóvel, é importante levá-lo em uma oficina mecânica para realizar a troca.
No entanto, você pode ficar tranquilo. Um conjunto desse componente não é extremamente caro, podendo ficar na faixa de 40 a 200 reais, além dos custos da mão de obra.
Para realizar essa troca, é preciso comprar a peça em uma oficina confiável e com a máxima qualidade, como a Motor 100, que está há 26 anos no mercado, oferecendo os melhores componentes para os sistemas do seu automóvel.
Equipe Motor 100