Confira as principais tendências do setor automotivo para 2022 e descubra como serão essas mudanças!
Todo ano, há uma tendência nova no setor automotivo. Em época de crise ainda, é preciso se reinventar. Por esse motivo, ao final do ano é muito comum que as expectativas fiquem altas para as novidades que estão por vir.
Depois de dois anos tão complicado, a inflação em um aumento contínuo, a adaptação de novas demandas e até mesmo a crise de semicondutores, além do surgimento cada vez maior de veículos totalmente elétricos ou mesmo híbridos, o cenário do setor automotivo para 2022 promete ser transformador, mas quais são as principais tendências?
As vendas dos carros seminovos estão cada vez maior
Nos últimos quase dois anos aconteceram significativas mudanças no setor da economia mundial, o que afetou diversos setores, inclusive o automotivo. Com isso, muitas pessoas começaram a considerar alguns pontos na compra de um veículo, por variados motivos. Atualmente, muitos estão preferindo comprar carros usados, principalmente seminovos, do que totalmente novos.
Além da crise econômica, essa mudança repentina pode estar bastante relacionada com a facilidade de crédito na compra desses automóveis e também com a saída de algumas fabricantes automotivas do país. Para se ter uma ideia, houve um aumento de 54% de vendas de automóveis nessa modalidade.
O aluguel de automóveis pode ter um bom crescimento no próximo ano
Além das pessoas que precisam utilizar automóveis constantemente, seja para trabalhar ou viajar, existem também as que precisam utilizá-los apenas algumas vezes na semana, mês e até mesmo ano. Por esse motivo, ter um carro parado na garagem não faz muito sentido e nem faz bem ao bolso, pois isso pode gerar um custo para a pessoa, que pode ser reduzido através de uma única modalidade: aluguel de veículos.
Muitas concessionárias, como a GM, já estão considerando oferecer esses serviços. Inclusive, ela foi a pioneira nesse mercado no Brasil. Não só realizando aluguéis diários, mas até mesmo por algumas horas.
Isso está se tornando vantajoso para muitas pessoas e empresas, até mesmo para motoristas por aplicativos, como Uber; pessoas que realizam entregas via delivery; família que quer realizar um passeio ou um turismo em outras cidades; dentre outros. Isso faz com que consigam fazer isso com um carro em ótimas condições e ainda não ter grandes gastos com isso, sendo vantajoso para o usuário e para a empresa que alugou.
Mas a produção de automóveis novos também vai retornar em 2022
Como citado anteriormente, esse último ano e meio foi muito complicado para a economia e impactou todos os setores, inclusive o automotivo, fazendo com que tivesse uma queda grande de vendas no país, o que levou ao fechamento de algumas grandes montadoras.
Contudo, apesar do setor ainda não ter se recuperado totalmente, a expectativa de especialistas é que isso mude e evolua em 2022, voltando com a fabricação de veículos novos, o que deve ajudar a retomar o cenário que havia no pré-pandemia.
As mulheres estão cada vez mais entrando no mercado automotivo
Uma grande tendência que está acontecendo também, sem dúvidas, são as mulheres entrando cada vez mais no mercado automotivo. Quando pesquisamos no Facebook Analytics, por exemplo, as pessoas que mais pesquisam e procuram o termo na internet, a maioria são mulheres.
Isso está se refletindo bastante também na escolha do automóvel. Segundo algumas pesquisas, mais de 40% das mulheres já compraram um veículo próprio e cerca de 70% delas tiveram papel principal na escolha do carro da família. No entanto, essa participação não acaba no consumo. Cada vez mais mulheres estão começando a trabalhar em oficinas mecânicas e a tendência é que isso aumente ainda mais.
Carros elétricos e híbridos
A sustentabilidade é um assunto bastante debatido em todas as instâncias da sociedade e, sem dúvidas, não seria diferente no setor automotivo, visto que os veículos são grandes emissores de gases poluentes. Com isso, uma tendência que está crescendo em vários países do mundo e pode vir para o Brasil são os carros elétricos ou híbridos, que não precisam de combustível a base de petróleo para funcionar, e sim energia, e estão entrando cada vez mais no mercado.
Vendas de peças e veículos online
Nessa pandemia percebemos que o digital precisa estar em nossas vidas, principalmente em situações de crise como aconteceu, para que as empresas não quebrem com o isolamento e o fechamento do comércio físico, o que também refletiu no setor automotivo.
Por esse motivo, a tendência em 2022 é que as vendas online, tanto de oficinas, como a Motor 100, como de concessionárias, aumente significativamente, como já vem acontecendo. Só em 2021, por exemplo, a venda de automóveis pela internet cresceu cerca de 33%.
Equipe Motor 100