Quem é proprietário de veículo entende a importância de se familiarizar com diversos termos comuns desse cenário, entre eles, podemos citar o terminal de direção, que aliás é um dos principais componentes do carro, especialmente quando se trata do desempenho do veículo.
Além disso, o terminal de direção também proporciona a segurança necessária para a boa condução do veículo, já que é responsável por proporcionar os movimentos angulares do carro.
De fato, o terminal de direção possui uma importância inegável para todo veículo, mas você sabe como identificar se o componente está com algum problema? Hoje vamos falar um pouco sobre o assunto, confira!
O que é terminal de direção?
Embora já tenhamos falado um pouco sobre o terminal de direção, vale a pena detalhar mais a fundo sobre esse componente tão necessário a todos os veículos.
Ele faz parte do sistema de direção e suspensão de todo carro, que basicamente possui a função de proporcionar ao carro a estabilidade necessária para fazer curvas.
Nesse aspecto, o terminal de direção, que também é conhecido por ponteira, faz a interlocução de todo o sistema de direção até os comandos chegarem às rodas do veículo. Apesar de toda sua importância, a peça é pequena e tem cerca de 15 cm, e é constituída em sua maioria por aço.
Como dito acima, a peça é fundamental para prover ao veículo a estabilidade necessária, principalmente ao fazer curvas ou atravessar um trecho de estrada mais íngreme.
Por isso, é fundamental manter a revisão do terminal de direção em dia, garantindo assim todas as suas potencialidades e benefícios para o carro.
Como saber se o terminal de direção está com problemas?
Geralmente, o primeiro sinal que surge quando alguma coisa não vai bem no terminal de direção é uma espécie de vibração na direção, que pode comprometer o desempenho do veículo. Esse sinal pode indicar que o componente folgou ou então que está gasto demais, ou seja, pode ser a hora de substituir por um outro.
Outro sinal que pode estar relacionado a defeitos no terminal de direção é um desgaste fora do normal dos pneus do veículo, ou seja, quando eles duram bem menos do que o tempo de vida útil estipulado pela marca.
O que fazer ao notar qualquer um desses problemas?
Sem dúvidas, qualquer problema que surja no veículo um profissional qualificado deve ser solicitado para avaliar a situação, e não seria diferente com relação ao terminal de direção.
A dica principal é manter a manutenção preventiva em dias, pois ela garante a segurança necessária ao condutor e demais ocupantes do veículo.
Além disso, problemas no terminal de direção se não forem consertados podem causar acidentes graves, já que interferem diretamente na estabilidade do veículo, e, portanto, na sua capacidade de segurança.
Outro alerta importante, é que se mesmo com os cuidados necessários de manutenção preventiva e corretiva, o terminal de direção ainda continua causando transtornos, a dica é substituí-lo por um novo, pois dificilmente outra medida sanará o problema.
Equipe Motor 100