É comum falarmos sobre a importância da manutenção veicular por aqui, mas você já parou para pensar naqueles itens de mecânica básica que podem ser realizados sem precisar gastar tanto dinheiro com mecânico, mas que são extremamente eficientes para manter seu carro funcionando como deve?
Neste artigo trouxemos cinco dos vários cuidados que se deve manter com um veículo, confira nossas dicas a seguir e tenha um veículo mais seguro, eficiente e evite dores de cabeça e gastos desnecessários no futuro.
Mecânica básica e a bateria
Na mecânica básica de um automóvel ela sai na frente, isso porque ela pode ser considerada um dos itens mais indispensáveis. Afinal, é através da energia gerada pela bateria que o veículo consegue funcionar.
Assim, evite deixar o carro parado por períodos de tempo muito longos. Sempre que puder ao menos ligue o carro e deixe-o funcionando por no mínimo um minuto.
É também necessário que sempre se faça uma verificação dos sistemas de carga e partida como alternador, motor de partida etc.
Pintura
Se engana quem pensa que a pintura de um carro não precisa de manutenção. Para quem não sabe, uma pintura nova não resulta apenas em um carro visivelmente mais novo, mas também promove um cuidado extra.
Isso porque a pintura quando realizada da maneira adequada protege o veículo da corrosão. Assim, além de um carro mais bonito, o proprietário também garante um veículo “protegido” por mais tempo.
Pneus
Não à toa conferimos os pneus do carro antes de uma viagem mais longa. Mas isso deve ser feito frequentemente. Calibrar os pneus, por exemplo, contribui na economia de combustível.
Portanto, estar atento e ciente desses itens frequentemente faz toda a diferença e mantém o veículo seguro e em bom estado.
Freios
Outro item de mecânica básica para ser conferido com periodicidade são os freios. Eles, assim como os pneus, são importantes para a segurança do condutor e dos passageiros.
Cheque sempre o líquido de freio e quando encontrar o líquido baixo antes do prazo, verifique se não há vazamentos no sistema.
Quando os vazamentos ocorrem, muitas vezes é preciso trocar peças ou repará-las. Se não constata-se nenhum tipo de vazamento, provavelmente o problema pode estar ligado ao desgaste das pastilhas e disco de freio.
Em situações como essa é preciso levar o veículo a um especialista para verificar todo o sistema de freio.
Troca de filtros de óleo, de ar e os filtros de combustível
Vale destacar que quando a função básica desses itens que é a de filtrar, como o próprio nome já sugere, é interrompida, muitos problemas podem surgir no veículo, e, normalmente, são bem maiores do que se imagina.
Os filtros têm a função de evitar que as impurezas alcancem sistemas importantes como o motor,por exemplo. Por isso, é necessário que o ajuste seja feito com frequência.
A troca de ambos os filtros: óleo, ar e combustível devem ser feitos sempre no prazo determinado pela fabricante ou a cada 10 mil km.
Viu só quantos itens de mecânica básica existem? Todos eles são importantes para manter o seu veículo funcionando corretamente com segurança.
A manutenção desses sistemas é de extrema relevância, e, por isso, você pode e deve contar com a Motor 100 para auxiliar você a ter sempre o seu veículo em estado de novo.
Equipe Motor 100