Realizar inspeção de rotina no carro é uma das obrigatoriedades que o proprietário precisa ficar bastante atento para cumprir, pois é a visita a oficina que garante o bom funcionamento dos sistemas do veículo, além de atuar na prevenção de possíveis defeitos e/ou falhas.
Desse modo, o sistema de embreagem do carro, por vezes, não costuma fazer parte dessa inspeção que é feita com frequência pelos proprietários, alguns decidem procurar a assistência técnica apenas quando surge alguma queixa.
O fato é que, o sistema de embreagem é uma das partes fundamentais dos veículos modernos, é ele o responsável por transmitir a força diretamente vinda do motor, de modo que, chegue nas rodas e faça o carro se movimentar.
Vamos conhecer um pouco mais sobre isso!
O que é um sistema de embreagem?
De modo geral, um sistema de embreagem é um conjunto de peças, que varia das mais simples, como é o caso dos parafusos, até as mais complexas, sendo o disco um bom exemplo, como dito acima, a função do sistema é transmitir através a força do carro para as rodas do veículo, de forma suave e controlada.
Conforme especialistas, o sistema de embreagem acopla três peças fundamentais, sendo elas: o disco, o rolamento e o platô, que trabalham juntos assegurando que os movimentos acionados no sistema cheguem até as rodas do veículo.
Além disso, os componentes também são os responsáveis por emitir a ligação na hora de frear o carro em paradas ou na hora de trocar a marcha, por exemplo.
O sistema de embreagem também previne a quebra de peças, pois atua reduzindo os desgastes e possíveis sobrecargas que o veículo venha a sofrer.
Qual é a durabilidade média de um disco de embreagem?
Como citamos, o disco faz parte do sistema de embreagem, sendo uma peça fundamental na hora de garantir o pleno funcionamento dos componentes.
De modo geral, não há uma única resposta possível que assegure qual a média de durabilidade do disco, pois isso dependerá de alguns fatores como as condições gerais do carro, além de entender por onde comumente o veículo circula.
Entretanto, em condições adequadas de uso, especialistas do mercado automobilístico afirmam que o sistema de embreagem como um todo pode resistir a cerca de 60 mil km rodados, sem apresentar nenhuma intercorrência.
Mas vale salientar que esse dado se altera com frequência e a tendência é que dure menos, em virtude também do comportamento do motorista ao volante.
Como preservar o disco de embreagem?
Para preservar o disco de embreagem é primordial que o motorista se atente ao sistema de embreagem como um todo, pois como já foi dito, essa atitude pode aumentar a durabilidade e evitar transtornos na hora de pegar a estrada.
Como dica principal, é importante que o motorista utilize o freio de mão corretamente, pois evita que o disco se desgaste com facilidade.
Além disso, é indicado evitar trocas de marchas muito bruscas e não manter o pé apoiado no pedal.
Equipe Motor 100