Entenda se vale a pena comprar carros elétricos no Brasil e descubra suas principais características!
Os carros elétricos estão a cada dia se tornando realidade em diversos países. Na Europa, por exemplo, as vendas desses veículos dobraram em 2020, e foram criadas normas para acelerar essa transição, com diversos subsídios para a compra e até a proibição de automóveis movidos a gasolina a partir de 2030 no Reino Unido. Estima-se que quase toda a frota no continente seja substituída até o ano de 2035.
Nos Estados Unidos, apesar de ter apenas 2% da frota em carros elétricos, mas estudos e especialistas apontam que também pode seguir o mesmo caminho da Europa, tendo apenas esses modelos até o meio da década de 30.
No entanto, apesar de isso estar sendo bastante difundido mundo afora, em alguns países esses veículos não são tão populares ainda, como é o caso do Brasil. Com isso, uma das maiores perguntas é se vale a pena comprar esses modelos de automóveis no país.
Por que os carros elétricos estão ficando tão populares?
Desde que os veículos de locomoção a motor foram criados, eles se tornaram bastante importantes para a sociedade. A forma de se locomover para outros lugares com mais rapidez é fundamental para um mundo cada vez mais acelerado.
No entanto, apesar disso, nesses meios não existem somente coisas positivas. Os motores movidos a combustão, sobretudo diesel, gasolina e álcool, tem um grande problema: a emissão de muitos gases poluentes.
A emissão de dióxido de nitrogênio, por exemplo, causada pela combustão, pode criar as famosas chuvas ácidas e poluir o solo, acabando com a flora local.
Com uma grande preocupação com o meio-ambiente para as gerações futuras, governos buscam formas de diminuir a emissão desses gases poluentes, e uma delas foi a substituição do combustível do automóvel.
Apesar de muitas montadoras terem criado tecnologias que tornam a gasolina e o diesel menos poluente, uma das melhores alternativas para isso é a utilização de automóveis movidos a energia elétrica.
Já existem carros elétricos no Brasil?
Os veículos elétricos estão começando a se popularizar em nosso país. Nas grandes capitais e em algumas cidades, por exemplo, já podemos ver diversos ônibus movidos a eletricidade circulando. No entanto, os carros elétricos, apesar de existirem alguns modelos, não são tão vendidos quanto os movidos a combustíveis fósseis.
Marcas como Renault, Nissan, Chevrolet, BMW e Jac Motors já oferecem veículos totalmente movidos a energia. Já outras, oferecem versões híbridas. Contudo, seus valores são altos e pouco acessíveis.
Por esse motivo, para saber se vale ou não a pena comprar carros elétricos no Brasil, é preciso colocar os prós e contras, mas quais são eles?
Vantagens de ter um carro elétrico no Brasil
Motor mais silencioso
Uma das principais vantagens de um carro elétrico, sem dúvidas, é o motor silencioso. Nesses veículos não existem ruídos de correia dentada, trepidação do motor ou exaustão, o que faz com que o motorista tenha muito mais conforto ao dirigir, e os passageiros também.
Menor poluição
A menor poluição também é uma grande vantagem dos carros elétricos. Por não ter um motor movido a combustão, eles são ideais para o meio-ambiente, visto que possuem emissão zero de gases poluentes. Por esse motivo, existem diversos países que estimulam a compra desses automóveis.
Economia a longo prazo
Apesar de o preço desses modelos serem um pouco salgados no Brasil, o retorno do investimento pode ser recuperado ao longo do tempo. Isso porque, além de não gastar com combustíveis fósseis, com preços voláteis, os carros elétricos também possuem manutenção mais barata do que os que são movidos a combustão.
Desvantagens de comprar um carro elétrico no Brasil
Preço mais alto do que os movidos a combustão
Os preços mais altos são uma das grandes barreiras da compra de carros elétricos no Brasil. Com o valor mínimo chegando a quase 150 mil reais, acaba sendo um pouco inacessível, enquanto o de combustão pode ser encontrado com preços, zero quilômetro, a partir de 35 mil.
Não é tão comum no Brasil
Esses modelos são relativamente recentes, se comparado ao de combustão, principalmente no Brasil. Isso torna os carros elétricos pouco comuns no país. Com isso, existem poucos modelos e montadoras, o que pode acabar desagradando quem prefere carros de montadoras específicas.
Outro ponto negativo nessa parte é que com poucos veículos no país, também há poucos postos de abastecimento, o que pode deixar um pouco mais complicado manter esses automóveis.
Equipe Motor 100